Pesquisar
Close this search box.

TOP 21: Dicas do Que Fazer em GRAMADO

TOP 21: Dicas do Que Fazer em GRAMADO

TOP 21: Dicas do Que Fazer em GRAMADO

[IMPORTANTE] HEY! Nós fizemos esse conteúdo também em Vídeo :slightly_smiling_face:.

No vídeo, você consegue ver melhor os locais selecionados, mas se quiser vê-lo de forma escrita, logo abaixo está nosso Blog post com as 21 Dicas que você Não pode perder se for a Gramado! Aproveite:

Se você vai viajar para Gramado, você com certeza não vai se arrepender! 

Este é dos mais diferenciados destinos turísticos aqui no brasil, esta cidade na Serra Gaúcha é nacionalmente conhecida pelo Festival de Natal (Natal luz) e seu famoso Festival de cinema. 

Aqui separamos aqui tudo que você precisa saber antes de visitar uma das cidades mais bonitas e famosas do Brasil.

Se você já esteve ou sonha em conhecer esse incrível destino brasileiro, não esquece de deixar sua sugestão e comentários abaixo ;) 

Quando ir para Gramado?

Gramado é muito procurada durante os meses de inverno, quando as temperaturas estão mais baixas, nos meses de verão, quando acontece o Natal Luz, nos meses de primavera, quando a Serra Gaúcha está toda florida e no mês de abril, que é outono e época da Páscoa, ou seja, Gramado é uma cidade frequentada durante todo o ano!

Como Gramado é um destino de inverno, época de férias escolares e temperaturas baixas, quando muita gente viaja para a cidade com esperança de ver neve, embora esse fenômeno não seja tão comum na região.

Em agosto, acontece o Festival de Cinema de Gramado, realizado no Palácio dos Festivais, um tapete vermelho é estendido sobre a Rua Coberta e por ali passam as celebridades do cinema nacional. 

A Páscoa é uma data que também atrai muitos visitantes a Gramado, a cidade fica toda enfeitada, afinal o chocolate é outro símbolo de Gramado.

Mas o Natal Luz que Gramado é o evento que atrai o maior número de turistas, o evento que a cada ano fica mais longo (agora inicia no final de outubro e vai até janeiro), deixa a cidade toda decorada com enfeites natalinos, além dos desfiles, shows e a tradicional “Aldeia do Papai Noel”. 

Como chegar lá: 

Pra quem é de fora do Rio Grande do Sul, a alternativa mais usada para chegar em Gramado éviajar de avião até Porto Alegre e de lá pegar um traslado ou Ônibus até Gramado, um trajeto de cerca de 115 km.

Porém o aeroporto mais próximo de Gramado é o de Caxias do Sul, que fica a 70 km de distância da cidade, porém tem uma estrutura menor e com voos mais caros. 

Dependendo da sua região de origem, outra ótima opção para se visitar a região é de carro, isso porque a região conta com paisagens espetaculares, e além disso você terá muito mais liberdade para visitar os pontos turísticos, sem precisar contratar passeios ou pedir táxi.   

21° Lugar: A famosa Rua Coberta

Localizada no Centro, a Rua Coberta é com certeza a rua mais conhecida de Gramado e conta com lojinhas, bares e restaurantes, fica muito próximo aos principais pontos turísticos da cidade e em alguns períodos é palco de atrações especiais, como o coral do Natal luz, Festival de cinema, desfiles e muitas outras atrações.

Em períodos frios é o espaço da cidade que possui a melhor infraestrutura para receber os turistas, pois possui cadeiras cobertas com lã e mantas para amenizar as baixas temperaturas.

Em 20°: O “Lago Negro”,

Aberto diariamente durante todo o dia, O Lago Negro oferece passeio de pedalinhos, bares, restaurantes e lojas de conveniências nos arredores, além da bela paisagem.

E você não fica só com uma opção indo no lago, nos arredores você desfruta de uma natureza encantadora, podendo aproveitar para fazer uma caminhada ou até mesmo andar de bicicleta.

Um segredo do local é uma pequena gruta escondida nas hortênsias floridas, sendo um ótimo ponto para tirar foto.

Em 19° lugar: O “Mini Mundo”

O Mini-Mundo é um parque em miniatura funcionando diariamente das 9 horas até as 17 horas, sendo uma das mais tradicionais atrações turísticas desta cidade.

E neste parque existem cidades em miniatura, cerca de 24 vezes menor que o tamanho real como castelos e igrejas e estações rodoviárias famosas do mundo e com os trens funcionando com uma precisão impressionante.

Vale enaltecer o atendimento dos funcionários do local, sempre dispostos a descrever com habilidade e conhecimento todas as suas atrações.

Vale lembrar que você pode ser acompanhado e surpreendido por um dos personagens das histórias dos mini mundos, fazendo assim com que esse passeio seja mais mágico e divertido. 

18°: Esperienza Bistrot

Agora temos um restaurante, o Esperienza Bistrot, foi o 1° Restaurante do Brasil a oferecer refeições às cegas.

Localizado na famosa Rua Coberta, este restaurante tem uma proposta muito diferente dos outros restaurantes, nele você vai degustar pratos de olhos vendados, sem saber o que será servido, além de ser muito divertido e uma experiência social incrível. 

No restaurante será servido um menu de 6 etapas, sendo: 2 entradas (uma fria e uma quente), 3 pratos principais alusivos aos menus regulares da casa e 1 sobremesa especial.

Para deixar tudo ainda mais especial, os pratos fazem parte de um roteiro completo multissensorial que vai te transportar para lugares especiais do mundo inteiro. 

17°: Avenida Borges Medeiros

A Avenida Borges Medeiros é um dos mais famosos cartões postais de Gramado, sendo a principal via da cidade, que por si só é uma incrível atração da cidade.

Para onde quer que você olhe, a Borges de Medeiros é encantadora. Nela, o tempo passa devagar e as pessoas andam sem pressa, sem compromisso, apreciando cada detalhe desse lugar encantador com uma arquitetura diferenciada, que faz você se sentir na Europa.

Formando um shopping a céu aberto e se estendendo por 1.108 km é onde você irá presenciar vários eventos, atrações, também a grande maioria das lojas da cidade e dos restaurantes de Gramado.

16° lugar: O Gramadozoo

O Zoológico de Gramado traz um novo conceito para o segmento. Bem-estar animal, pesquisa, educação ambiental e conservação são os pilares que norteiam as atividades do empreendimento. 

No lugar das grades e jaulas, vidros blindados e enormes viveiros de imersão reproduzem com fidelidade o habitat das espécies. O Gramadozoo inova também ao apresentar animais exclusivamente da fauna brasileira, que possui a maior biodiversidade do planeta.

No Zoo de Gramado, possui uma equipe especializada de biólogos, veterinários e educadores ambientais, que proporcionam aos visitantes uma perfeita harmonia entre homem e natureza.

Durante o percurso de 1.800 metros do Zoo, o visitante recebe informações através dos educadores ambientais e das placas ilustrativas com fácil leitura.

15° lugar: O Restaurante La Caceria

A La Caceria é um dos grandes restaurantes da Avenida Borges que comentamos antes que é nela que você encontrará um restaurante de qualidade como este.

A especialidade da casa são as carnes de caça, onde apresentam pratos de um visual surpreendente, mas tem outros pratos também. 

O ambiente é agradável, decoração requintada, que cria um clima aconchegante e é ideal para um jantar romântico. 

O atendimento excelente, atencioso e prestativo. A grande maioria das avaliações e comentários citam uma equipe preparada e atenciosa. 

14° lugar: Parque Le Jardin

O primeiro parque de lavanda do país reúne 10 mil pés da planta (e suas variadas espécies), o Le Jardin é em um lindo jardim multicolorido que contorna toda a propriedade.

 Entre outubro e dezembro, o espaço oferece uma atração a mais: as lavandas floridas, formando um cenário encantador, e imperdível se você vai pra lá nessa época do ano. 

O Le Jardin abriga ainda uma estufa de produção de flores, um pequeno café e uma lojinha, onde a cor lilás predomina. 

Por lá, uma linha exclusiva de cosméticos traz óleos, aromatizadores, sais de banho, sachês, sabonetes, shampoos e até travesseiros!

Todos levam a essência da planta, indicada para tratamentos de insônia e dor de cabeça, contando também com uma loja que vende mudas de lavanda, produzidas lá mesmo. 

A entrada para o parque custa 10 reais e só não funciona às segundas-feiras.

13° lugar: O Mundo a Vapor

O Mundo a Vapor é um extraordinário museu de ciências muito conhecido em Gramado pelo trem de ponta cabeça na frente do local, que usa miniaturas para explicar o funcionamento de uma série de artefatos a vapor.

 Mesmo quem não é fã de ciências vai gostar de ver os artefatos e experimentos em funcionamento.

A mesma magia dos trenzinhos de brinquedo se materializa em coisas como siderúrgica, fábrica de papel, olaria e usina hidrelétrica, entre muitos outros avanços tecnológicos do passado.

 O funcionamento de cada obra de engenharia em miniatura é explicado por monitores. que apresentam cada artefato de forma muito educativa em showzinhos incríveis, que valem a pena parar para assistir. 

12° lugar: A Praça das Etnias

A Praça das Etnias é uma praça construída em homenagem aos imigrantes italianos, portugueses e alemães que já estiveram ali e deixaram suas casas temáticas e produtos panificados para serem degustados e comercializados até hoje.

Vale pena se deslocar até a Praça, que além de bonita também é possível se deliciar com os produtos artesanais que você pode comprar quentinhos aos domingos, quartas ou sextas-feiras. 

A beleza do local é encantadora, com jardins floridos e casas de artesanato, sem falar na Casa do Colono, onde vende produtos artesanais locais, variados e com preço justo!

11° lugar: Fábricas e o Mundo do Chocolate 

O Mundo de Chocolate apresenta uma volta ao mundo para conhecer os mais belos pontos turísticos, todos desenvolvidos em chocolate maciço. 

São mais de 200 peças, em 3 mil metros quadrados, que juntas somam 30 toneladas do doce. 

Localizado no coração de Gramado, perto da Rua Coberta e o Palácio dos Festivais, o parque divide suas atrações em espaços geográficos, destacando os cartões postais e detalhes que identificam cada região. 

O passeio dura por volta de 1 hora através das inúmeras esculturas, pequenas e gigantes, ao redor da fábrica.

10° lugar: Museu de Cera Dreamland

Esta unidade do Museu de Cera Dreamland é a primeira do grupo Dreams Entertainment Group na América latina, localizado na Avenida das Hortênsias é um passeio de cair o queixo, já imaginou ficar ao lado do seu ídolo? 

Neste Museu você encontra réplicas desde jogadores de futebol famosos como Neymar até personagens infantis como o Bob esponja. 

Com várias esculturas e personagens em cera, você ficará impressionado com a habilidade e construção de cada peça ali. 

É uma excelente opção de passeio com a família e as crianças, durante a visita os acompanhantes do museu contam e apresentam cada cenário e tiram fotos para você sempre lembrar dessa viagem no mundo dos famosos.

9° Lugar: Hollywood Dream Cars

Inaugurado em Julho de 1997 o museu de temática Hollywood Dream Cars, conta com automóveis americanos clássicos dos anos 20 e 60, sendo a maior exposição de carros antigos que fizeram história no meio automobilístico. 

Carros restaurados com perfeição sem fugir de nenhum detalhe do original. Você irá admirar esses clássicos ao som de Elvis Presley, e sentir a nostalgia dos anos dourados. 

Localizado no Centro de Gramado, o local é perfeito para quem curte os quatro rodas, e suas histórias por trás de cada automóvel. 

A visita nesse museu é acompanhada, e funciona das 8 horas até as 18 horas durante a semana. 

8° Lugar: O Parque do Caracol em Canela

O Parque Estadual do Caracol é uma unidade de conservação no município de Canela, no Rio Grande do Sul e possui uma área de 25 hectares estando localizado a 7 km da sede municipal. 

O parque fica na Serra Gaúcha, na parte nordeste do estado e a altitude média é de 760 metros, e a vista é deslumbrante. 

Um lugar perfeito para você que curte trilhas, cachoeiras no verão e aventura.

Um passeio imperdível para quem vai a Gramado, pois o local é muito lindo, a queda d’água é fantástica, o passeio de bondinho é sensacional, tem trilhas em meio a mata fechada, tudo muito bonito, limpo e organizado.

Na parada mais baixa do bondinho há a opção para tirar foto em alta qualidade com vista a cachoeira. 

Esté é um passeio imperdível esse em sua viagem para Gramado e Serra Gaúcha. 

7° lugar: Vale dos Vinhedos

O clima frio e aconchegante as vezes precisa ser acompanhado por um bom vinho, e por isso recomendamos a visita no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves.

Representando o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha no século 19, este local é denominado pelos vales cobertos de parreirais e paisagens apaixonantes de diferentes tonalidades nas quatro estações do ano, encanta pela hospitalidade de seus moradores em harmonia com a alta tecnologia e uma infraestrutura turística de qualidade. 

Ainda é possível visitar pequenas propriedades rurais, vinícolas familiares e de renome internacional, hotéis, pousadas, restaurantes, bistrôs, ateliês de arte, armazém de queijos, doces e geleias coloniais e gourmet, alguns dos atrativos que congregam o melhor do Enoturismo brasileiro.

6° lugar: Vinícolas de Bento Gonçalves

Se você está em Gramado e pretende desfrutar de bons vinhos, o mais indicado é visitar Bento Gonçalves, onde está repleto de adegas, vinhedos e algumas das melhores vinícolas do Brasil com os melhores vinhos e uvas ali plantados e colhidos. 

Dentre as vinícolas que você pode estar visitando durante sua viagem estão: Cave de Pedra, Vinícola Angheben, Salton e Miolo, mas é importante estar agendando previamente, pois na maioria delas a disponibilidade é limitada.  

Esta é também uma cidade histórica e carregada pela cultura local, e passando por ali você encontrará vários excelentes pontos para fotos. 

5° lugar: O Alpen Park

Ainda em Canela, do ladinho de Gramado, fica um pequeno parque animado com atrações para toda a família que oferece atrações como montanhas-russas, tirolesas e quadriciclos.

Este é um local perfeito se você está com crianças nessa viagem, os funcionários e animadores do parque são bem avaliados pelo atendimento e atenção.

Você irá encontrar uma bela vista do vale onde se localiza o parque e muita natureza nos arredores. As atrações que o parque oferece são Trenó, 4D Movies, jogo interactivo 5D, simuladores, a torre de queda livre, sendo o brinquedo mais famosos do parque, e tem também carrinho bate-bate, arvorismo, além de outras opções. 

O acesso é gratuito e funciona durantes toda a semana das 09 as 18 hrs.

Em 4°: O Museu Super Carros

O museu se localiza na estrada Gramado, extremamente moderno com carros esportivos, de luxo e de corrida, simuladores e uma loja de roupas esportivas.

Já sonhou em pilotar carros como Ferrari, Lamborghini, Porsche, Corvette e Masseratis? 

Aqui nessa atração você pode realizar esse sonho, pois eles oferecem a opção de você pagar por uma voltinha em qualquer carro exposto no dia, porém se você preferir, eles também oferecem a opção de ir no banco do carona, por um valor menor.

3° lugar: Parque Terra Mágica Florybal

O Parque Florybal possui atrações para todas as idades, tanto crianças quanto adultos vão adorar essa Terra Mágica.

Neste incrível parque, as crianças vão se encantar com os mais de mil esculturas de bonecos gigantes, dinossauros, guardiões da floresta, índios, sereias, duendes, gnomos, fadas, deusas, homens das cavernas,réplicas de dinossauros e mamutes em tamanho real, sendo diversão garantida para os pequenos. 

Também entre as atrações do parque tem a floresta mágica, o Mundo Animal, o Castelo, onde ficam os restaurantes e praça de alimentação, cinema 7D, Voo de Pterodáctilo, uma mini Fazenda de Cacau e o Dino móvel, um ônibus personalizado em forma de dinossauro. 

O parque fica em Canela, bem próximo de Gramado e vale a pena conferir se você estiver na região, funcionando das 09:00 às 17:30 todos os dias da semana. 

2° lugar: Paróquia de São Pedro

Reformada em 1917, data da primeira festa do Santo Padroeiro, a Paróquia de São Pedro sedia missas e eventos comunitários, e recebe visitantes de todo o Brasil. 

Construída toda de pedra, a igreja chama bastante atenção por sua arquitetura  encantadora criando um clima de paz na sua praça, ficando completamente iluminada durantes todas as noites,… um verdadeiro espetáculo. 

Ao redor da praça você encontra as estátuas de 12 apóstolos e um presépio que rende várias fotos lindas.

Nossa dica n° 1: Parque Snowland

Esse parque é parada obrigatória para quem visita a cidade de Gramado em busca de diversão e neve a vontade, onde neva o ano inteiro.

Nesse parque você vai poder descer de esqui na montanha de neve, fazer um Snowboard, patinação no gelo e degustar de um chocolate quente delicioso.

Além de todas essas opções de diversão e lazer, o parque conta com uma estrutura fantástica, com personagens e acomodações que parecem sair de um livro de contos mágicos.

O Parque fica aberto das 10 às 17 horas de segunda a sexta, os ingressos podem ser comprados na hora ou pela internet, os preços variam para cada atração e por tempo.

Onde se Hospedar? 

Pela Interval International:  

Hotel Casa da Montanha:

Localizado na Serra Gaúcha, certamente o mais conhecido Hotel na famosa Gramado, o Casa da Montanha é um luxuoso hotel 5 estrelas.

Você terá um verdadeiro clima da montanha se hospedando aqui, com acomodações que possuem vista para as florestas e paisagens campestres das redondezas, podendo realizar piqueniques e trilhas por ali.

As acomodações são extremamente aconchegantes e com estilo Rústico, típico da cidade e característico do hotel, podendo acomodar até 4 pessoas.

Encantos do Sul Hotel: 

Assim como o maravilhoso Casa da Montanha, temos o lindíssimo Encantos do Sul Hotel, que apresenta o mesmo estilo rústico de gramado, trazendo todo esse clima de luxo e qualidade para sua hospedagem.

O hotel conta com um ótimo café da manhã e, além disso, o hotel oferece uma variedade de apartamentos mobiliados com aquecimento, e decoração de encher os olhos.

Para sua comodidade, há também uma área de estar com TV de tela plana, banheiros totalmente equipados e opções de unidades de até três camas de casal. á conforto e espaço para você e sua família inteira.

O Hotel também tem recepção 24 horas, além de jardim e salão de jogos, e um restaurante com uma variedade gigantesca de pratos.

Pela RCI:

Wyndham Gramado Resort & Spa:

Se você vai para Gramado e quer ficar hospedado com qualidade e conforto, o Wyndham Gramado Resort & Spa é a sua melhor opção, pois além de todas as amenidades e atividades oferecidas pelo hotel, ele fica localizado a menos de 1 km do parque Snowland. 

Este incrível hotel 5 estrelas vai fazer com que suas férias neste lugar incrível sejam muito melhores, contando com Spa e Centro de bem estar completo com massagens, piscinas aquecidas, equipe de entretenimento com clube infantil, mini golfe e salão de jogos. 

Já as acomodações deste hotel são modernas e espaçosas, perfeitas para famílias grandes, contando com lareira, sala de estar separada do quarto com sofá-cama, com um acabamento de alta qualidade digno da rede Wyndham.

Se tiver mais interesse em conhecer este incrível lugar, fizemos uma Review deste hotel no nosso canal do youtube, para acessar é só clicar aqui.

Clinipel Hotel Emporio & Spa:

Outra opção para você se hospedar através pelo intercâmbio da RCI é o tradicional Clinipel Hotel Emporio & Spa, localizado no centro da cidade e com uma decoração inspirada nos hotéis de montanha da Itália. 

Este Hotel dispõe de um Spa com mais de 40 opções de procedimentos para você relaxar e 2 piscinas cobertas, salão de jogos, terraço com pergolado amplo também contando com bar no hotel, que oferece vinhos locais e cervejas especiais. 

Já as unidades do hotel acomoda até 4 pessoas nos quartos, contando com opções com camas de casal e double. 

Gostou das dicas? Nos conte aqui nos comentários de qual delas você gostou mais! 

TOP 21: Dicas do Que Fazer em GRAMADO

[IMPORTANTE] HEY! Nós fizemos esse conteúdo também em Vídeo :slightly_smiling_face:.

No vídeo, você consegue ver melhor os locais selecionados, mas se quiser vê-lo de forma escrita, logo abaixo está nosso Blog post com as 21 Dicas que você Não pode perder se for a Gramado! Aproveite:

Se você vai viajar para Gramado, você com certeza não vai se arrepender! 

Este é dos mais diferenciados destinos turísticos aqui no brasil, esta cidade na Serra Gaúcha é nacionalmente conhecida pelo Festival de Natal (Natal luz) e seu famoso Festival de cinema. 

Aqui separamos aqui tudo que você precisa saber antes de visitar uma das cidades mais bonitas e famosas do Brasil.

Se você já esteve ou sonha em conhecer esse incrível destino brasileiro, não esquece de deixar sua sugestão e comentários abaixo ;) 

Quando ir para Gramado?

Gramado é muito procurada durante os meses de inverno, quando as temperaturas estão mais baixas, nos meses de verão, quando acontece o Natal Luz, nos meses de primavera, quando a Serra Gaúcha está toda florida e no mês de abril, que é outono e época da Páscoa, ou seja, Gramado é uma cidade frequentada durante todo o ano!

Como Gramado é um destino de inverno, época de férias escolares e temperaturas baixas, quando muita gente viaja para a cidade com esperança de ver neve, embora esse fenômeno não seja tão comum na região.

Em agosto, acontece o Festival de Cinema de Gramado, realizado no Palácio dos Festivais, um tapete vermelho é estendido sobre a Rua Coberta e por ali passam as celebridades do cinema nacional. 

A Páscoa é uma data que também atrai muitos visitantes a Gramado, a cidade fica toda enfeitada, afinal o chocolate é outro símbolo de Gramado.

Mas o Natal Luz que Gramado é o evento que atrai o maior número de turistas, o evento que a cada ano fica mais longo (agora inicia no final de outubro e vai até janeiro), deixa a cidade toda decorada com enfeites natalinos, além dos desfiles, shows e a tradicional “Aldeia do Papai Noel”. 

Como chegar lá: 

Pra quem é de fora do Rio Grande do Sul, a alternativa mais usada para chegar em Gramado éviajar de avião até Porto Alegre e de lá pegar um traslado ou Ônibus até Gramado, um trajeto de cerca de 115 km.

Porém o aeroporto mais próximo de Gramado é o de Caxias do Sul, que fica a 70 km de distância da cidade, porém tem uma estrutura menor e com voos mais caros. 

Dependendo da sua região de origem, outra ótima opção para se visitar a região é de carro, isso porque a região conta com paisagens espetaculares, e além disso você terá muito mais liberdade para visitar os pontos turísticos, sem precisar contratar passeios ou pedir táxi.   

21° Lugar: A famosa Rua Coberta

Localizada no Centro, a Rua Coberta é com certeza a rua mais conhecida de Gramado e conta com lojinhas, bares e restaurantes, fica muito próximo aos principais pontos turísticos da cidade e em alguns períodos é palco de atrações especiais, como o coral do Natal luz, Festival de cinema, desfiles e muitas outras atrações.

Em períodos frios é o espaço da cidade que possui a melhor infraestrutura para receber os turistas, pois possui cadeiras cobertas com lã e mantas para amenizar as baixas temperaturas.

Em 20°: O “Lago Negro”,

Aberto diariamente durante todo o dia, O Lago Negro oferece passeio de pedalinhos, bares, restaurantes e lojas de conveniências nos arredores, além da bela paisagem.

E você não fica só com uma opção indo no lago, nos arredores você desfruta de uma natureza encantadora, podendo aproveitar para fazer uma caminhada ou até mesmo andar de bicicleta.

Um segredo do local é uma pequena gruta escondida nas hortênsias floridas, sendo um ótimo ponto para tirar foto.

Em 19° lugar: O “Mini Mundo”

O Mini-Mundo é um parque em miniatura funcionando diariamente das 9 horas até as 17 horas, sendo uma das mais tradicionais atrações turísticas desta cidade.

E neste parque existem cidades em miniatura, cerca de 24 vezes menor que o tamanho real como castelos e igrejas e estações rodoviárias famosas do mundo e com os trens funcionando com uma precisão impressionante.

Vale enaltecer o atendimento dos funcionários do local, sempre dispostos a descrever com habilidade e conhecimento todas as suas atrações.

Vale lembrar que você pode ser acompanhado e surpreendido por um dos personagens das histórias dos mini mundos, fazendo assim com que esse passeio seja mais mágico e divertido. 

18°: Esperienza Bistrot

Agora temos um restaurante, o Esperienza Bistrot, foi o 1° Restaurante do Brasil a oferecer refeições às cegas.

Localizado na famosa Rua Coberta, este restaurante tem uma proposta muito diferente dos outros restaurantes, nele você vai degustar pratos de olhos vendados, sem saber o que será servido, além de ser muito divertido e uma experiência social incrível. 

No restaurante será servido um menu de 6 etapas, sendo: 2 entradas (uma fria e uma quente), 3 pratos principais alusivos aos menus regulares da casa e 1 sobremesa especial.

Para deixar tudo ainda mais especial, os pratos fazem parte de um roteiro completo multissensorial que vai te transportar para lugares especiais do mundo inteiro. 

17°: Avenida Borges Medeiros

A Avenida Borges Medeiros é um dos mais famosos cartões postais de Gramado, sendo a principal via da cidade, que por si só é uma incrível atração da cidade.

Para onde quer que você olhe, a Borges de Medeiros é encantadora. Nela, o tempo passa devagar e as pessoas andam sem pressa, sem compromisso, apreciando cada detalhe desse lugar encantador com uma arquitetura diferenciada, que faz você se sentir na Europa.

Formando um shopping a céu aberto e se estendendo por 1.108 km é onde você irá presenciar vários eventos, atrações, também a grande maioria das lojas da cidade e dos restaurantes de Gramado.

16° lugar: O Gramadozoo

O Zoológico de Gramado traz um novo conceito para o segmento. Bem-estar animal, pesquisa, educação ambiental e conservação são os pilares que norteiam as atividades do empreendimento. 

No lugar das grades e jaulas, vidros blindados e enormes viveiros de imersão reproduzem com fidelidade o habitat das espécies. O Gramadozoo inova também ao apresentar animais exclusivamente da fauna brasileira, que possui a maior biodiversidade do planeta.

No Zoo de Gramado, possui uma equipe especializada de biólogos, veterinários e educadores ambientais, que proporcionam aos visitantes uma perfeita harmonia entre homem e natureza.

Durante o percurso de 1.800 metros do Zoo, o visitante recebe informações através dos educadores ambientais e das placas ilustrativas com fácil leitura.

15° lugar: O Restaurante La Caceria

A La Caceria é um dos grandes restaurantes da Avenida Borges que comentamos antes que é nela que você encontrará um restaurante de qualidade como este.

A especialidade da casa são as carnes de caça, onde apresentam pratos de um visual surpreendente, mas tem outros pratos também. 

O ambiente é agradável, decoração requintada, que cria um clima aconchegante e é ideal para um jantar romântico. 

O atendimento excelente, atencioso e prestativo. A grande maioria das avaliações e comentários citam uma equipe preparada e atenciosa. 

14° lugar: Parque Le Jardin

O primeiro parque de lavanda do país reúne 10 mil pés da planta (e suas variadas espécies), o Le Jardin é em um lindo jardim multicolorido que contorna toda a propriedade.

 Entre outubro e dezembro, o espaço oferece uma atração a mais: as lavandas floridas, formando um cenário encantador, e imperdível se você vai pra lá nessa época do ano. 

O Le Jardin abriga ainda uma estufa de produção de flores, um pequeno café e uma lojinha, onde a cor lilás predomina. 

Por lá, uma linha exclusiva de cosméticos traz óleos, aromatizadores, sais de banho, sachês, sabonetes, shampoos e até travesseiros!

Todos levam a essência da planta, indicada para tratamentos de insônia e dor de cabeça, contando também com uma loja que vende mudas de lavanda, produzidas lá mesmo. 

A entrada para o parque custa 10 reais e só não funciona às segundas-feiras.

13° lugar: O Mundo a Vapor

O Mundo a Vapor é um extraordinário museu de ciências muito conhecido em Gramado pelo trem de ponta cabeça na frente do local, que usa miniaturas para explicar o funcionamento de uma série de artefatos a vapor.

 Mesmo quem não é fã de ciências vai gostar de ver os artefatos e experimentos em funcionamento.

A mesma magia dos trenzinhos de brinquedo se materializa em coisas como siderúrgica, fábrica de papel, olaria e usina hidrelétrica, entre muitos outros avanços tecnológicos do passado.

 O funcionamento de cada obra de engenharia em miniatura é explicado por monitores. que apresentam cada artefato de forma muito educativa em showzinhos incríveis, que valem a pena parar para assistir. 

12° lugar: A Praça das Etnias

A Praça das Etnias é uma praça construída em homenagem aos imigrantes italianos, portugueses e alemães que já estiveram ali e deixaram suas casas temáticas e produtos panificados para serem degustados e comercializados até hoje.

Vale pena se deslocar até a Praça, que além de bonita também é possível se deliciar com os produtos artesanais que você pode comprar quentinhos aos domingos, quartas ou sextas-feiras. 

A beleza do local é encantadora, com jardins floridos e casas de artesanato, sem falar na Casa do Colono, onde vende produtos artesanais locais, variados e com preço justo!

11° lugar: Fábricas e o Mundo do Chocolate 

O Mundo de Chocolate apresenta uma volta ao mundo para conhecer os mais belos pontos turísticos, todos desenvolvidos em chocolate maciço. 

São mais de 200 peças, em 3 mil metros quadrados, que juntas somam 30 toneladas do doce. 

Localizado no coração de Gramado, perto da Rua Coberta e o Palácio dos Festivais, o parque divide suas atrações em espaços geográficos, destacando os cartões postais e detalhes que identificam cada região. 

O passeio dura por volta de 1 hora através das inúmeras esculturas, pequenas e gigantes, ao redor da fábrica.

10° lugar: Museu de Cera Dreamland

Esta unidade do Museu de Cera Dreamland é a primeira do grupo Dreams Entertainment Group na América latina, localizado na Avenida das Hortênsias é um passeio de cair o queixo, já imaginou ficar ao lado do seu ídolo? 

Neste Museu você encontra réplicas desde jogadores de futebol famosos como Neymar até personagens infantis como o Bob esponja. 

Com várias esculturas e personagens em cera, você ficará impressionado com a habilidade e construção de cada peça ali. 

É uma excelente opção de passeio com a família e as crianças, durante a visita os acompanhantes do museu contam e apresentam cada cenário e tiram fotos para você sempre lembrar dessa viagem no mundo dos famosos.

9° Lugar: Hollywood Dream Cars

Inaugurado em Julho de 1997 o museu de temática Hollywood Dream Cars, conta com automóveis americanos clássicos dos anos 20 e 60, sendo a maior exposição de carros antigos que fizeram história no meio automobilístico. 

Carros restaurados com perfeição sem fugir de nenhum detalhe do original. Você irá admirar esses clássicos ao som de Elvis Presley, e sentir a nostalgia dos anos dourados. 

Localizado no Centro de Gramado, o local é perfeito para quem curte os quatro rodas, e suas histórias por trás de cada automóvel. 

A visita nesse museu é acompanhada, e funciona das 8 horas até as 18 horas durante a semana. 

8° Lugar: O Parque do Caracol em Canela

O Parque Estadual do Caracol é uma unidade de conservação no município de Canela, no Rio Grande do Sul e possui uma área de 25 hectares estando localizado a 7 km da sede municipal. 

O parque fica na Serra Gaúcha, na parte nordeste do estado e a altitude média é de 760 metros, e a vista é deslumbrante. 

Um lugar perfeito para você que curte trilhas, cachoeiras no verão e aventura.

Um passeio imperdível para quem vai a Gramado, pois o local é muito lindo, a queda d'água é fantástica, o passeio de bondinho é sensacional, tem trilhas em meio a mata fechada, tudo muito bonito, limpo e organizado.

Na parada mais baixa do bondinho há a opção para tirar foto em alta qualidade com vista a cachoeira. 

Esté é um passeio imperdível esse em sua viagem para Gramado e Serra Gaúcha. 

7° lugar: Vale dos Vinhedos

O clima frio e aconchegante as vezes precisa ser acompanhado por um bom vinho, e por isso recomendamos a visita no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves.

Representando o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à Serra Gaúcha no século 19, este local é denominado pelos vales cobertos de parreirais e paisagens apaixonantes de diferentes tonalidades nas quatro estações do ano, encanta pela hospitalidade de seus moradores em harmonia com a alta tecnologia e uma infraestrutura turística de qualidade. 

Ainda é possível visitar pequenas propriedades rurais, vinícolas familiares e de renome internacional, hotéis, pousadas, restaurantes, bistrôs, ateliês de arte, armazém de queijos, doces e geleias coloniais e gourmet, alguns dos atrativos que congregam o melhor do Enoturismo brasileiro.

6° lugar: Vinícolas de Bento Gonçalves

Se você está em Gramado e pretende desfrutar de bons vinhos, o mais indicado é visitar Bento Gonçalves, onde está repleto de adegas, vinhedos e algumas das melhores vinícolas do Brasil com os melhores vinhos e uvas ali plantados e colhidos. 

Dentre as vinícolas que você pode estar visitando durante sua viagem estão: Cave de Pedra, Vinícola Angheben, Salton e Miolo, mas é importante estar agendando previamente, pois na maioria delas a disponibilidade é limitada.  

Esta é também uma cidade histórica e carregada pela cultura local, e passando por ali você encontrará vários excelentes pontos para fotos. 

5° lugar: O Alpen Park

Ainda em Canela, do ladinho de Gramado, fica um pequeno parque animado com atrações para toda a família que oferece atrações como montanhas-russas, tirolesas e quadriciclos.

Este é um local perfeito se você está com crianças nessa viagem, os funcionários e animadores do parque são bem avaliados pelo atendimento e atenção.

Você irá encontrar uma bela vista do vale onde se localiza o parque e muita natureza nos arredores. As atrações que o parque oferece são Trenó, 4D Movies, jogo interactivo 5D, simuladores, a torre de queda livre, sendo o brinquedo mais famosos do parque, e tem também carrinho bate-bate, arvorismo, além de outras opções. 

O acesso é gratuito e funciona durantes toda a semana das 09 as 18 hrs.

Em 4°: O Museu Super Carros

O museu se localiza na estrada Gramado, extremamente moderno com carros esportivos, de luxo e de corrida, simuladores e uma loja de roupas esportivas.

Já sonhou em pilotar carros como Ferrari, Lamborghini, Porsche, Corvette e Masseratis? 

Aqui nessa atração você pode realizar esse sonho, pois eles oferecem a opção de você pagar por uma voltinha em qualquer carro exposto no dia, porém se você preferir, eles também oferecem a opção de ir no banco do carona, por um valor menor.

3° lugar: Parque Terra Mágica Florybal

O Parque Florybal possui atrações para todas as idades, tanto crianças quanto adultos vão adorar essa Terra Mágica.

Neste incrível parque, as crianças vão se encantar com os mais de mil esculturas de bonecos gigantes, dinossauros, guardiões da floresta, índios, sereias, duendes, gnomos, fadas, deusas, homens das cavernas,réplicas de dinossauros e mamutes em tamanho real, sendo diversão garantida para os pequenos. 

Também entre as atrações do parque tem a floresta mágica, o Mundo Animal, o Castelo, onde ficam os restaurantes e praça de alimentação, cinema 7D, Voo de Pterodáctilo, uma mini Fazenda de Cacau e o Dino móvel, um ônibus personalizado em forma de dinossauro. 

O parque fica em Canela, bem próximo de Gramado e vale a pena conferir se você estiver na região, funcionando das 09:00 às 17:30 todos os dias da semana. 

2° lugar: Paróquia de São Pedro

Reformada em 1917, data da primeira festa do Santo Padroeiro, a Paróquia de São Pedro sedia missas e eventos comunitários, e recebe visitantes de todo o Brasil. 

Construída toda de pedra, a igreja chama bastante atenção por sua arquitetura  encantadora criando um clima de paz na sua praça, ficando completamente iluminada durantes todas as noites,... um verdadeiro espetáculo. 

Ao redor da praça você encontra as estátuas de 12 apóstolos e um presépio que rende várias fotos lindas.

Nossa dica n° 1: Parque Snowland

Esse parque é parada obrigatória para quem visita a cidade de Gramado em busca de diversão e neve a vontade, onde neva o ano inteiro.

Nesse parque você vai poder descer de esqui na montanha de neve, fazer um Snowboard, patinação no gelo e degustar de um chocolate quente delicioso.

Além de todas essas opções de diversão e lazer, o parque conta com uma estrutura fantástica, com personagens e acomodações que parecem sair de um livro de contos mágicos.

O Parque fica aberto das 10 às 17 horas de segunda a sexta, os ingressos podem ser comprados na hora ou pela internet, os preços variam para cada atração e por tempo.

Onde se Hospedar? 

Pela Interval International:  

Hotel Casa da Montanha:

Localizado na Serra Gaúcha, certamente o mais conhecido Hotel na famosa Gramado, o Casa da Montanha é um luxuoso hotel 5 estrelas.

Você terá um verdadeiro clima da montanha se hospedando aqui, com acomodações que possuem vista para as florestas e paisagens campestres das redondezas, podendo realizar piqueniques e trilhas por ali.

As acomodações são extremamente aconchegantes e com estilo Rústico, típico da cidade e característico do hotel, podendo acomodar até 4 pessoas.

Encantos do Sul Hotel: 

Assim como o maravilhoso Casa da Montanha, temos o lindíssimo Encantos do Sul Hotel, que apresenta o mesmo estilo rústico de gramado, trazendo todo esse clima de luxo e qualidade para sua hospedagem.

O hotel conta com um ótimo café da manhã e, além disso, o hotel oferece uma variedade de apartamentos mobiliados com aquecimento, e decoração de encher os olhos.

Para sua comodidade, há também uma área de estar com TV de tela plana, banheiros totalmente equipados e opções de unidades de até três camas de casal. á conforto e espaço para você e sua família inteira.

O Hotel também tem recepção 24 horas, além de jardim e salão de jogos, e um restaurante com uma variedade gigantesca de pratos.

Pela RCI:

Wyndham Gramado Resort & Spa:

Se você vai para Gramado e quer ficar hospedado com qualidade e conforto, o Wyndham Gramado Resort & Spa é a sua melhor opção, pois além de todas as amenidades e atividades oferecidas pelo hotel, ele fica localizado a menos de 1 km do parque Snowland. 

Este incrível hotel 5 estrelas vai fazer com que suas férias neste lugar incrível sejam muito melhores, contando com Spa e Centro de bem estar completo com massagens, piscinas aquecidas, equipe de entretenimento com clube infantil, mini golfe e salão de jogos. 

Já as acomodações deste hotel são modernas e espaçosas, perfeitas para famílias grandes, contando com lareira, sala de estar separada do quarto com sofá-cama, com um acabamento de alta qualidade digno da rede Wyndham.

Se tiver mais interesse em conhecer este incrível lugar, fizemos uma Review deste hotel no nosso canal do youtube, para acessar é só clicar aqui.

Clinipel Hotel Emporio & Spa:

Outra opção para você se hospedar através pelo intercâmbio da RCI é o tradicional Clinipel Hotel Emporio & Spa, localizado no centro da cidade e com uma decoração inspirada nos hotéis de montanha da Itália. 

Este Hotel dispõe de um Spa com mais de 40 opções de procedimentos para você relaxar e 2 piscinas cobertas, salão de jogos, terraço com pergolado amplo também contando com bar no hotel, que oferece vinhos locais e cervejas especiais. 

Já as unidades do hotel acomoda até 4 pessoas nos quartos, contando com opções com camas de casal e double. 

Gostou das dicas? Nos conte aqui nos comentários de qual delas você gostou mais! 

Quer viajar mais gastando muito menos?

Guia 100% gratuito com entrega imediata

Descubra como ficar hospedado em resorts e imóveis de alto padrão pagando o preço de uma pousada convencional.

Preencha o formulário para entrar na Lista Preferencial:

ÓTIMA ESCOLHA!

Você será redirecionado para o WhatsApp. Clique no botão abaixo para confirmar: