em Propriedades Compartilhadas

Durante o verão, é bem comum encontrar famílias que estão procurando casas de férias, não apenas para passar alguns dias, mas para comprar um imóvel de fato. Afinal, dias de folga em um lugar diferente da própria casa costumam gerar um misto de sentimentos bons. Contar com um espaço específico para as férias é uma forma de prolongar ao máximo e viver mais vezes essa sensação.

Se o cenário acima é familiar para você, pois está considerando ter um imóvel de férias, este artigo vai te ajudar a tomar a melhor decisão. Listamos vários pontos que devem ser considerados em relação à escolha da cidade, deslocamento e preços, além de dicas para fazer um negócio financeiramente atrativo.

Considere o perfil e as intenções da sua família

Existem vários pontos que devem ser levados em consideração para definir qual é o melhor lugar para ter casas de férias. Uma cidade que para você pode ser excelente, talvez não seja tão bem proveitosa para outra família. Pense sobre os seguintes pontos:

– Vocês têm o costume de viajar somente em fins de semana e feriados estendidos ou conseguem tirar mais de um período de férias por ano? Isso é essencial para identificar se é melhor ter um imóvel de férias em uma cidade próxima de onde vocês moram, para facilitar o deslocamento ou não há problema quanto a isso.

– Vocês gostam de passar os momentos de descanso em lugar mais calmo ou com bastante movimento de pessoas? Geralmente as cidades litorâneas são as escolhidas para ter casas de férias e existem opções de lugares para ambos os gostos, seja para desfrutar de maior tranquilidade ou puro agito. O segredo é estar atento às características de cada lugar.

– Vocês pretendem usar o imóvel também como fonte de renda? É estratégico considerar como possibilidade de ganho pelo fato de que é possível alugá-lo para outras pessoas quando a sua família não estiver por lá. Nesse sentido, as casas de férias funcionam também como fonte de renda. Para isso, é importante escolher uma cidade que tenha demanda turística.

– Vocês querem comprar uma casa de férias com o objetivo de investimento? Se a resposta for “sim”, estar atento à cidade escolhida e ao preço médio dos imóveis na região é essencial para saber de antemão se há possibilidade de lucrar futuramente com a venda do imóvel.

Sugestões de cidades para ter casas de férias

Selecionamos algumas das principais cidades brasileiras que têm sido escolhidas por milhares de famílias para ter uma casa de férias.

Lugares com mais agito

Aquiraz, Ceará: é a cidade que abriga o famoso Beach Park, maior parque aquático da América Latina, por isso recebe milhares de turistas ao longo do ano todo.

Gramado, Rio Grande do Sul: pelo fato de concentrar dezenas de pontos turísticos, Gramado recebe visitantes a todo momento, com ênfase em dezembro e janeiro, época em que ocorrem atrações especiais de Natal.

Caldas Novas, Goiás: o fato de ser a maior estância hidrotermal do mundo faz com que milhares de pessoas do mundo todo procurem Caldas Novas para passar férias ou, simplesmente, alguns dias de folga.

Foz do Iguaçu, Paraná: é em Foz do Iguaçu que está um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade, as Cataratas do Iguaçu. Isso explica por que independentemente da época do ano é possível se deparar com turistas pela cidade.

Lugares mais calmos

Olímpia, São Paulo: embora nos últimos anos Olímpia venha recebendo milhões de turistas ao longo do ano por conta do parque aquático Thermas dos Laranjais, ela conserva um ar de cidade tranquila e interiorana.

Ipojuca, Pernambuco: a cidade de Ipojuca é conhecidíssima pela praia de Porto de Galinhas, que atrai visitantes a todo momento. No entanto, existem outras praias pela cidade que são um verdadeiro refúgio.

Cornélio Procópio, Paraná: a cidade é tipicamente do interior, possui cerca de 50 mil habitantes e é bem tranquila. No inverno as temperaturas costumam a chegar perto dos 10º, ótimo para quem quer uma casa para frequentar no inverno.

Teresópolis, Rio de Janeiro: essa cidade na região serrana do estado é o destino favorito de muitas famílias e casais. Embora possua diferentes atrativos, entre natureza, gastronomia e turismo de experiência, é considerado um lugar bem tranquilo.

Esteja atento a todos os detalhes do lugar


Depois de escolher a cidade que melhor se encaixa com as suas intenções, é preciso estar atento também ao que há nas proximidades dos imóveis que você está conhecendo. Se você escolheu uma cidade litorânea pelo fato de ter mar e tudo mais, vale ficar atento à distância entre a sua casa de férias e a praia. Em Florianópolis, por exemplo, existem bairros que ficam a mais de 20 km da praia.

Vale também verificar se nas proximidades há transporte público, estabelecimentos comerciais essenciais (mercado, farmácia, atendimento de saúde) e como é a questão de segurança. Para ter informações detalhadas, uma boa estratégia é conversar com moradores do local e profissionais da cidade que trabalham com a venda de imóveis.

Dica de opção financeiramente atrativa para casa de férias

Se você vem pesquisando opções de casas de férias, muito provavelmente já se deparou com imóveis excelentes, que têm o perfil da sua família, mas que financeiramente parecem inviáveis de adquirir, principalmente se somar com as despesas fixas mensais. É por isso que muitas pessoas têm aderido às propriedades compartilhadas, uma modalidade de compra de imóvel bem conhecida nos Estados Unidos e na Europa e que vem ganhando força também no Brasil.

Existem centenas de imóveis compartilhados de férias no país. Em vez de comprar um imóvel inteiro e pagar por isso sozinho, é possível adquirir uma fração de casas e apartamentos de alto padrão em hotéis e resorts pagando menos de 10% do valor integral. Isso dá direito a usufruir do local por um período pré-determinado no ano, o que costuma ser suficiente para famílias que não pretendem ficar por longos períodos de tempo no imóvel de férias.
Aproveite que você está no clima de descobrir as melhores opções para você ter uma casa de férias e confira nosso artigo sobre para quem os imóveis compartilhados são indicados.

Postagens Recomendadas
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar