em Dicas de Viagem

Passar as férias ou alguns dias de folga em um resort é mais do que simplesmente escolher um lugar para dormir. Muitas pessoas, inclusive, escolhem um destino específico para viajar pensando nas opções de resort que vão encontrar lá. Mas, afinal, o que é um resort e o que torna esse tipo de hospedagem tão especial?

Segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), estabelecido pelo Ministério do Turismo, resort é um:

“hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento”.

Basicamente, os resorts são caracterizados por oferecer conforto, praticidade e experiências completas em um só lugar. Além disso, geralmente os resorts estão localizados em grandes áreas para que possam ter uma estrutura adequada e consigam oferecer todos os serviços para os hóspedes. É muito mais fácil encontrar resorts no Nordeste do que em cidades como São Paulo, por exemplo.

Ainda assim, não faltam opções de resorts no mundo todo e para todos os gostos e estilos de viajantes. É por isso que eles acabam sendo uma alternativa de hospedagem muito procurada, principalmente por casais, famílias ou grupos de amigos e famílias com crianças.

Se você chegou até aqui querendo saber o que é um resort, certamente quer avaliar também  as principais características e vantagens desse tipo de hospedagem antes de bater o martelo e planejar a próxima viagem. Acertei? Se você respondeu sim, continue a leitura. Vamos desbravar os segredos dos resorts juntos!

O que é um resort: características e vantagens

  • Entretenimento

Se você quer viajar para relaxar, mas também aproveitar bons momentos de diversão, os resorts não decepcionam. A grande maioria se preocupa em oferecer uma programação para crianças e adultos. As atividades podem variar de resort para resort, mas as piscinas são figurinhas carimbadas desse tipo de hospedagem. As festas temáticas e shows de música ao vivo também costumam fazer parte da programação. Muitos resorts oferecem serviços de SPA, o que pode agregar ainda mais valor nessa experiência. Só é preciso ter atenção ao que está incluso na diária e o que é pago a parte.

A localização pode interferir muito na estrutura do resort e nas atividades. Procure levar isso em consideração durante as suas pesquisas. Um resort na praia, por exemplo, tem uma proposta totalmente diferente de um resort localizado em um destino com neve.

  • Gastronomia

Muitos resorts possuem mais de um restaurante dentro da própria estrutura. Demais, né? Além de ser uma oportunidade de degustar novos sabores, é uma ótima alternativa para grupos e famílias que não querem se preocupar em escolher uma única opção para todos. Cada um tem mais liberdade de escolha e aquele estresse de escolher uma opção que agrade a todos pode ser evitado.

  • All inclusive

É quase inevitável falar de resorts sem citar o sistema all inclusive. Ainda que nem todos ofereçam essa opção ou deixem como opcional para o hóspede, a grande maioria dos resorts inclui tudo no preço da diária. 

Cada resort possui seus critérios e é importante ter atenção para avaliar o que está e o que não está incluído, mas de modo geral, alimentação e bebida fazem parte do pacote. Para quem não quer se preocupar com nada e já ter todos os gastos sob controle, essa é uma ótima solução.

Leia também – 9 resorts all inclusive no Brasil

o que é um resort

Aqui mais uma vantagem para grupos maiores: ninguém precisa ficar dividindo a conta ou ficar se preocupando com o que cada um consumiu. Quem já passou por isso sabe como esse momento é chato e pode gerar confusão, né?

  • Comodidade e segurança

Se você só quer se preocupar em fazer as malas e nada mais, é bem provável que os resorts sejam a pedida certa para você. Como tudo acontece dentro do próprio resort, você terá uma viagem muito mais cômoda. A proposta do resort é justamente essa, uma vez que tudo é pensado para que você tenha um bom atendimento e uma experiência completa. Você só vai conseguir pensar em uma coisa: “Eu mereço!”

Já se segurança é algo importante para você durante uma viagem, principalmente para famílias com crianças, os resorts tendem a ser uma opção de hospedagem muita segura, pois estão localizados em um espaço exclusivo e com monitoramento 24h.

  • Natureza

Essa é sem dúvidas uma das principais vantagens dos resorts. Muitas opções oferecem esse contato direto com a natureza, como os resorts que ficam de frente para o mar, e outros fazem questão de incluir atividades como trilhas e arvorismo dentro da própria estrutura. 

Para quem é indicado, quando ir e quantos dias ficar

Não existe um perfil certo e nem época ideal para ficar em um resort. Essas decisões são muito pessoais! O que eu posso adiantar é que certamente você vai encontrar uma opção de resort que combine com as suas expectativas e com as datas disponíveis. Só não esqueça de avaliar as condições climáticas do período para não se decepcionar. E como comentado no início, casais, famílias e grupos são perfis de viajantes que mais combinam com resorts, o que não significa que é uma indicação exclusiva, certo? Saber se um resort é ou não para você vai depender muito das intenções da sua viagem de férias.

Já sobre quantos dias ficar, é preciso levar em consideração o destino. Normalmente é indicado ficar pelo menos 3 dias em um resort. Se for uma viagem longa, talvez seja mais vantajoso ficar alguns dias a mais e aproveitar os arredores também, por exemplo. Se for uma viagem curta para um resort com poucas atrações, um fim de semana já pode ser bem revigorante!

Se você ainda está na dúvida se os resorts vão atender suas expectativas, leia o nosso artigo “Hotel ou resort: qual a melhor opção para você” e compare as principais características desses tipos de hospedagem.

Como ficar hospedado em resorts?

É normal ter a impressão de que ficar hospedado em um resort resultará em uma viagem cara ou que seja um sonho meio difícil de realizar. Bom, vou dar duas sugestões que podem fazer você mudar de ideia:

1. Procure por resorts perto do lugar onde você mora

Além de economizar com a locomoção, você pode encontrar opções com preços atrativos na baixa temporada e aproveitar para fazer uma viagem curta de fim de semana.

2. Avalie a possibilidade de ter uma propriedade compartilhada

Essa modalidade de viagem é uma tendência cada vez mais em alta. Quando uma propriedade é subdividida em frações ideais para que mais proprietários possam usufruir dela, estamos falando das propriedades compartilhadas. Isso significa que você pode ser dono(a) de uma fração e poder desfrutar do local em certo período do ano.

Acontece que muitas propriedades permitem o intercâmbio de férias, ou seja, você pode trocar o seu período na propriedade que adquiriu a fração por outras estadias, entre hotéis e resorts associados na mesma rede, como a RCI e a Interval International.

Eu sei que esse assunto é novidade, por isso recomendo uma leitura mais detalhada no artigo “10 vantagens da propriedade compartilhada”. Já imaginou pagar até 90% a menos do que outras pessoas pagam para ficar em hotéis e resorts do mundo todo?

Espero que você tenha gostado de saber mais sobre o que é um resort e que a sua próxima viagem seja incrível. Até mais!

Postagens Recomendadas
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

interval resortsresorts em punta cana