em Propriedades Compartilhadas

Você já ouviu falar no pool de locação? Esse modelo já é uma realidade no Brasil, afinal, muitas pessoas vêm conseguindo obter uma renda extra alugando imóveis, sem precisar se preocupar com uma série de burocracias.

Se você tem um imóvel de férias que fica parado em várias épocas do ano ou, então, tem vontade de ser dono de um apartamento em um hotel, saiba que o pool de locação pode ser uma boa saída para você. Listamos neste artigo todas as vantagens em fazer parte deste novo modelo de negócios.

Entenda o início

Os primeiros flats no Brasil, ou apart-hotel, como também são chamados, surgiram entre o final da década de 70 e início dos anos 80. Eram espaços pequenos, projetados para quem morava sozinho ou para aqueles que precisavam de uma residência de apoio. Nesta mesma época a oferta hoteleira era muito tímida no país, necessitando de mais investimentos.

Foi aí que os proprietários dos flats viram a possibilidade de alugar o imóvel nos momentos que não estavam usando ele.  Eles podiam contar com a administração do hotel, sem precisar fazer qualquer negociação com o futuro hóspede. Sendo este também responsável em fazer toda a manutenção e estratégia de captação de clientes. Assim, a pool de locação foi surgindo e ganhando forma no mercado imobiliário.

O que é o pool de locação?

O pool de locação é uma forma diferente e atraente para administrar seu imóvel. Primeiro o proprietário do imóvel tem interesse em explorá-lo no mercado hoteleiro. Não tendo tempo de gerir sua propriedade sozinho, ele busca novas formas de torná-la rentável. É aí que entram as administradoras do pool de locação, que são empresas especializadas na gestão e comercialização de imóveis particulares para hóspedes transacionais.

Neste formato, quem ficará hospedado no imóvel tem acesso a todos os objetos, equipamentos, utensílios e decoração, bem como às áreas comuns. Esse sistema é comum nas propriedades compartilhadas.

No caso de haver dúvidas quanto à empresa que irá administrar o pool de locação, existe a possibilidade da formação de um conselho de representantes dos sócios-participantes, que entre suas atribuições, vão fiscalizar as ações da administradora.

Fazer parte do pool de locação é garantia de rentabilidade?

Sim, mesmo que você não alugue seu imóvel você irá receber. Isso porque valor total dos apartamentos alugados e disponíveis no pool de locação são divididos entre todos.

Na prática funciona assim: caso o seu imóvel não tenha sido alugado naquele feriado tão esperado, mas os demais imóveis participantes foram, você irá receber também. Desta forma quem deixou de alugar não perde.

No caso de uma propriedade compartilhada, ao colocar seu imóvel no pool de locação você terá rentabilidade dividida, ou seja, a renda líquida obtida é rateada ao final de cada mês.

Qual a vantagem do pool de locação em relação à locação tradicional?

– não é preciso prospectar hóspedes, investir em marketing ou se preocupar em manter sua taxa de ocupação lá em cima. A administradora fará por você;

– as cobranças diárias bem como a conservação do imóvel são feitas pela administração do pool de locação;
– os valores cobrados são diárias e não mensalidades, desta forma o rendimento tende a ser maior;
– as manutenções rotineiras do imóvel também são feitas pelo administrador do pool de locação;
– em muitos casos as taxas de condomínios e o IPTU são pagas pelo próprio negócio;
– os rendimentos tendem a crescer a médio e longo prazo;
– outra vantagem importante é que o proprietário ao fazer parte do pool de locação, ao alugar seu imóvel, não corre nenhum risco em relação às restrições legais referente à lei do inquilinato e à Deliberação Normativa da Embratur nº 433, de dezembro de 2002, ou ainda com o ADI/SRF 14/04;
– por último, a principal vantagem é que os sócios participantes recebem o mesmo valor mensalmente, independentemente de seu imóvel ter sido alugado por mais ou menos períodos, o que garante a rentabilidade.

Qual a forma que eu tenho para saber se a renda foi distribuída corretamente?

A conta corrente do pool de locação será independente e todo mês você irá receber um balancete contendo todas as contas de receitas e despesas. Após retenção do fundo de reserva e o pagamento da taxa de administração, o saldo é distribuído em partes proporcionais à fração de cada imóvel.

E eu poderei usar o meu imóvel?

Sim, é possível usá-lo. Apenas é necessário ver a disponibilidade no período desejado e realizar o bloqueio do imóvel. Desta forma, é importante se programar com antecedência.

Quanto ao custo do período que você estiver utilizando, vai depender do acordo feito com a administradora do pool de locação. Também é possível oferecer o imóvel a amigos e familiares. Lembre de dois fatores importantes: de fazer a reserva com antecedência e que o custo da locação poderá ser abatido do resultado mensal.

Outro ponto importante é que o proprietário do imóvel tem total liberdade para vendê-lo. Então, novamente, é importantíssimo alinhar essas questões com a administradora do pool de locação para que na hora de realizar o contrato todas as partes entendam o que é permitido ou não.

Percebeu como é possível rentabilizar o seu imóvel fazendo uso do pool de locação? Tudo isso sem incômodos, com menos trabalho e renda garantida. No fim das contas, o importante é você escolher bem a administradora. Se você ficou interessado nessa alternativa, aproveite para conferir nossos artigo sobre os melhores lugares para ter casas de férias.

Postagens Recentes
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

casas de feriasinterval international