Devido às férias escolares, julho está entre os meses do ano mais escolhidos pelas famílias brasileiras para colocar o pé na estrada. Se este cenário é familiar para você, programar-se com antecedência é uma das formas de fazer com que as férias de julho da sua família saiam conforme o esperado e a viagem se torne financeiramente mais barata.
Como é de conhecimento, o mês de julho faz parte do inverno no Brasil. Há quem goste do frio e queira aproveitar cada instante, mas há também quem deseja fugir das baixas temperaturas. Por isso, preparamos este post com várias sugestões de lugares que vão agradar ambos os gostos. Anote as dicas, compartilhe com a sua família e comece desde já a programar as suas férias julho!
Para quem busca as baixas temperaturas de julho
Naturalmente, concentram-se na região sul do Brasil as sugestões de cidades brasileiras que vão te fazer ficar mais pertinho do frio. Para quem busca um destino no exterior, separamos uma recomendação no Uruguai.
Cornélio Procópio, no Paraná
Em julho, as temperaturas em Cornélio Procópio podem chegar perto dos 10º. Ideal para quem quer sentir na pele o friozinho do inverno. A cidade é bem tranquila, possui cerca de 50 mil habitantes e conta com pontos turísticos como museu e centro cultural.
Porém, há outro local que atrai turistas para Cornélio Procópio: o Aguativa Golf Resort. O lugar possui vários atrativos para entreter a família toda, como lagoa de pesca esportiva, jardim japonês, orquidário, trilhas ecológicas, piscinas externas e cobertas, esportes de aventura e spa.
Gramado, Rio Grande do Sul
Gramado é um destino turístico ao longo do ano todo. Porém, quem gosta do frio costuma programar-se para viajar a Gramado no inverno. A cidade possui dezenas de atrativos, entre eles a Snowland, que é um parque temático de inverno com vários esportes da neve (Esqui, Snowboarding, e Airboard).
O Hotel Casa da Montanha é um excelente lugar para ficar hospedado em Gramado, ele possui quartos charmosos e aconchegantes. Inclusive, algumas das acomodações contam com lareira elétrica.
Ribeirão Claro, no Paraná
Convenhamos que a paisagem rural do interior combina muito bem com o inverno. Por isso, Ribeirão Claro é um ótimo destino – em julho as temperaturas podem reduzir e chegar próximo aos 12º. Quem vai turistar por lá costuma aproveitar para participar de excursões ecológicas e fazer esportes de aventura, como tirolesa. Existe também uma fazenda bastante conhecida, chamada de Monte Bello, a qual recebe visitantes o ano todo e é um mergulho na história do café no norte paranaense.
O Tayaya Aquaparque Hotel e Resort é um dos locais de hospedagem mais procurados, devido à infraestrutura completa – piscinas, esportes aquáticos, salão de jogos, atividades ao ar livre e recreação para as crianças.
Punta del Este, no Uruguai
Em julho, as temperaturas em Punta del Este ficam abaixo dos 15º. A cidade tem vários atrativos bem conhecidos, como a Casapueblo, o Monumento al Ahogado (dedos que saem da areia), o Museo Rallí, o Parque de las Esculturas e o Museu do Mar.
Pensando nos momentos em que você e sua família não estiverem passeando por Punta del Este, o Solanas Forest Resort é uma excelente dica de hospedagem. No local há caminhadas guiadas, passeios a cavalo, oficinas de pintura e teatro, jogos de família, aulas de dança e recreação para crianças.
Para quem quer fugir das baixas temperaturas de julho
As férias de julho são uma boa oportunidade para quem mora em cidades com baixa temperatura e quer aproveitar um destino de muito sol. Aqui estão várias dicas pelo Brasil, mas também não poderíamos deixar de fora um lugar no Caribe.
Caldas Novas, em Goiás
O circuito das águas quentes é conhecidíssimo no Brasil. Julho é um bom período para visitar Caldas Novas porque a temperatura é mais amena na cidade, isso quer dizer que você não passará frio e, além disso, terá uma experiência mais agradável com as águas termais. No verão a sensação não é tão confortável.
O Thermas Diroma Hotel é um local bastante procurado por turistas que prezam por se hospedar e um ambiente charmoso e agradável. Há 15 piscinas termais no hotel e atividades como caminhadas, hidroginástica e recreação infantil.
Barra de São Miguel, em Alagoas
Barra de São Miguel possui menos de 10 mil habitantes e, embora pequenina, é um dos lugares mais procurados por quem vai a Alagoas, pois lá está a famosa Praia do Gunga, repleta de coqueiros, areia branquinha e um mar azul de águas calmas – local digno de cartão postal.
Um dos locais de hospedagem que mais oferecem conforto em Barra de São Miguel é o Iloa Resort. Os hóspedes podem desfrutar de atrativos como: esportes de aventura (arvorismo, parede de escalada e tirolesa), piscina com raia para adultos, slackline sobre a piscina, espaço kids e playground aquático infantil.
Tibau do Sul, Rio Grande do Norte
Tibau do Sul é o lugar perfeito para quem gosta de mar. Há opções para todos os gostos: praias com mar calmo, praias com mar agitado, praias com e sem onda. O que há em comum entre todas elas são as águas transparentes e a areia fofa e branquinha.
Além das paisagens naturais maravilhosas, Tibau do Sul tem também o AcquaPipa Resort, ótima escolha para as famílias que querem curtir dias de total sossego e diversão. O local tem spa, recreação para crianças e várias atividades ao ar livre.
Punta Cana, na República Dominicana
Embora o sol apareça o ano todo em Punta Cana, julho é um excelente mês para viajar para lá, pois está no período de baixa temporada, o que é sinônimo de menos turistas e melhores preços. O local é conhecido mundialmente pelo mar de água azul-turquesa, areia branca e muitos coqueiros.
Para desfrutar de todo o conforto do mundo, o mais adequado é ficar hospedado em um resort. Entre as boas opções está o Sunscape Dominican Beach, que vai na mesma linha das indicações citadas anteriormente em destinos nacionais. Ele oferece comodidades para a família toda – spa, espaço infantil e esportes terrestres e aquáticos.
E, então, gostou das dicas para suas férias de julho? Se você já viajou para algum outro destino nesse período e gostou muito, aproveite para compartilhar aqui nos comentários. Sua sugestão pode servir de inspiração para outras famílias.