É mais comum do que se imagina ouvir histórias de pessoas que sonham ter férias em família, mas nunca conseguiram colocar em prática ou, então, fazem isso com menos frequência do que gostariam. Geralmente, isso acontece por falta de planejamento, seja financeiro ou de agenda (nem todos podem estar de folga no mesmo período).
Se o cenário acima é familiar para você, esse post vai te ajudar a fazer com que as tão sonhadas férias em família aconteçam de uma vez e passem a fazer parte do cronograma familiar com mais frequência.
Programe as férias no mesmo período
Não há como ser diferente, quem tem filhos em casa precisa analisar as datas do calendário escolar e, então, programar as próprias férias. No Brasil, costuma haver recesso escolar em julho e também entre dezembro e fevereiro. Independentemente da época escolhida, tanto aqui quanto no exterior há centenas de opções de lugares para todos os gostos.
Inclusive, temos um post que fala especificamente sobre as férias de julho, com os melhores destinos para quem quer fugir do frio e também para quem quer ficar próximo das baixas temperaturas.
Dica: caso seja impossível programar as suas férias durante o recesso escolar, uma boa saída é falar com os professores com bastante antecedência, visando antecipar provas e outras atividades.
Defina um orçamento para a viagem
É preciso saber previamente quanto será necessário para a viagem e se é preciso fazer um plano para juntar esse valor mês a mês. A verba disponível costuma ser determinante na hora de selecionar o destino. Analise itens como:
– custo com transporte (passagens áreas ou outras formas de deslocamento até o destino, táxi durante a estadia, aluguel de carro);
– hospedagem (hotel, resort, casa de temporada);
– alimentação (se não for ficar em um resort all incluse);
– diversão (shows, parques, museus).
Liste os interesses da família
Para fazer a seleção de possíveis destinos, reúna a família e troquem ideias sobre as expectativas que cada um tem. A partir disso, crie uma lista de interesses – praia, trilhas, contato com a natureza, calor, frio, parque aquático, parque de diversão, esportes de aventura, etc.
Feito isso, com os interesses de cada membro da família em mãos, selecione destinos que possam deixar todos bem empolgados.
Verifique as passagens aéreas
Antes de apresentar todas as possibilidades para a família, verifique tudo que está relacionado à logística, como por exemplo as passagens aéreas. Procure por datas, disponibilidade e preços – ou seja, pesquise, compare e selecione as melhores alternativas de destino. Essa cautela serve para evitar a frustração de ter escolhido um destino e, no fim das contas, não poder ir porque as datas não batem com as férias em família ou os valores não se encaixam no orçamento.
Dica: faça cotações usando o Skyscanner ou o eDREAMS.
Faça a votação sobre o destino
Depois de listados todos os destinos viáveis, é hora de reunir a família novamente para votar sobre o destino final. Essa dinâmica é excelente para deixar todo mundo empolgado e disposto a fazer a viagem acontecer. Lembre-se de falar sobre os pontos positivos de cada lugar e apontar quais atrativos costumam fazer parte do roteiro dos viajantes.
Pesquise sobre as questões burocráticas
Definido o destino, pesquise o que há de especificidades sobre o destino. Se for uma viagem ao exterior, é importante verificar se os passaportes estão em dia, quais vacinas são necessárias, se é preciso providenciar algum documento específico, etc.
Dica: aproveite para levar os filhos ao pediatra pelo menos dois meses antes da viagem. Assim haverá tempo hábil de deixar em dia qualquer questão preventiva.
Procure a melhor hospedagem
O lugar escolhido precisa ter a ver com o perfil da família. Se gostam de total sossego e conforto, um resort é uma ótima opção. Se preferem o máximo de privacidade, uma casa tende a ser uma excelente escolha. Aqui estão alguns pontos para levar em consideração na hora de decidir:
– ler recomendações sobre o lugar;
– procurar as redes sociais do lugar para verificar o que é publicado e o que as pessoas comentam;
– pedir indicações de amigos e familiares;
– comparar custos;
– verificar se disponibiliza café da manhã;
– quais serviços estão incluídos na tarifa;
– quais comodidades o local possui;
– verificar se a localização é boa.
Não dá para tirar férias em família? Programe uma viagem no feriadão
Tudo o que você leu acima te deixou bem empolgado, mas é difícil tirar férias em família durante o recesso escolar? Então, fique de olho no calendário anual, é bem comum haver algum feriadão no ano. Eles são uma boa solução para famílias que não conseguem programar as férias no mesmo período. Temos um Guia dos melhores lugares para viajar com a família no Brasil, com destinos perfeitos para visitar em feriados prolongados.
Gostou das dicas de hoje? Aproveite para seguir Propriedades Compartilhadas no Facebook e Instagram, publicamos novidades periodicamente.