Pesquisar
Close this search box.

A história das Propriedades Compartilhadas

A história das Propriedades Compartilhadas

 

Hoje em dia podemos ver muitos exemplos de modelos de negócios que se baseia no compartilhamento de propriedades e recursos, entre os principais exemplos temos o Timeshare, Uber, Ifood, Wework e Webjets, por exemplo, que permitem a você ter acesso a um bem ou serviço de alto padrão, pagando por apenas a parte que você realmente utiliza. 

E aqui vamos mostrar como uma ideia simples do século passado transformou o modo com que vivemos (e compartilhamos) nos dias de hoje.

 

 

A história desse modelo surgiu simultaneamente em várias partes do mundo, mas o Timeshare ou Propriedade Compartilhada como conhecemos hoje teve início na França e Suíça, no começo da década de 60, e nos EUA em 1965. Na Suíça, a empresa pioneira no setor foi Hapimag, ou “Hotel- und Appartementhaus Immobilien Anlage AG”, que em 23 de setembro de 1963 começaram a adquirir propriedades de Resorts, que foram vendidas em um programa de ações de “direito de uso”, em vez de empreendimentos imobiliários tradicionais. A Hapimag reivindica o primeiro programa de pontos e a primeira cláusula de rescisão de timeshare de todos os tempos. Hoje, a Hapimag ainda é uma empresa de sucesso e, curiosamente, nunca se filiou formalmente às principais empresas de intercâmbio.

 

 

Enquanto isso, na França entre em 1964 e 1969, da empresa de desenvolvimento, a “Société des Grands Travaux” de Marseille, na França, criou um conceito de timeshare para o seu Ski Resort SuperDévoluy, nos Alpes franceses. Daumier cunhou um slogan publicitário muito atraente na época, dizendo: “É mais barato você comprar o hotel do que alugar um quarto”, e é interessante notar que, por mais importante que essa inovação tenha sido para a indústria, o ano de sua introdução ainda é discutível.

 

 

Já nos EUA, o primeiro Timeshare de hotel-condomínio na América, conhecido como Hilton Hale Kaanapali, localizado na ilha de Maui no Havaí, sendo a criação de 6 pessoas, entre elas Conrad Hilton, fundador da rede de hotéis Hilton Worldwide, e foi inaugurado em 25 de outubro de 1965, se tornando o primeiro hotel dessa modalidade nos EUA. O conceito de Timeshare pegou rapidamente nos EUA, especialmente na Flórida, onde um pequeno número de incorporadoras, que estavam tendo dificuldades em vender suas propriedades de condomínio em uma economia em baixa, começaram a seguir o novo modelo de vendas por intervalos. Como resultado de seus esforços (e sucessos), o mundo das férias nunca seria o mesmo.

 

 

Leia também – O que são Multi-propriedades?

 

 

Em 1990, as maiores redes hoteleiras do mundo, Marriott, Hyatt, Hilton, Sheraton e outras começaram a oferecer Propriedades Compartilhadas enquanto a aceitação do público e vendas atingiam recordes, hoje em dia esse é um setor multi-bilionário da indústria hoteleira, com aproximadamente 20 milhões de proprietários de férias ao redor do mundo e dentre eles 85,6% estão muito satisfeitos com o produto, de fato, 32,4% desses proprietários entrevistados nessa pesquisa tem planos de adquirir mais propriedades.

 

 

 

Conrad Hilton

 

 

A gente categoriza esse nicho do setor hoteleiro como uma indústria de crise, isso porque em uma economia em crise, como a Europa pós guerra ou os EUA na década de 70, os recursos são escassos e o poder de compra da população é menor, então em tempos de poupança, a economia compartilhada faz muito mais sentido. Isso explica também a ascensão desse produto no Brasil no começo dos anos 2000.

 

 

E claro que não podíamos esquecer da origem das intercambiadoras mais famosas nesse canal e no mundo, a Resort Condominiums International e a Interval International, que fizeram tudo isso ser praticamente bom demais para ser verdade: 

 

 

A RCI surgiu em 1974, fundada pelo casal Christel e Jon Dehaan. Eles concluíram corretamente que se os proprietários de timeshare pudessem negociar sua semana por uma semana em outro lugar, isso aumentaria o valor percebido do produto e muito mais as pessoas comprariam. Quando os Dehaans se divorciaram em 1989, Christel comprou a metade de Jon da RCI e em 1996, ela vendeu a empresa por meio bilhão de dólares à Hospitality Franchise Systems Inc., que se fundiu em dezembro de 1997 com a CUC International Inc. 

 

 

 

Christel Dehaan

 

 

A empresa criada por essa fusão, Cendant Corporation, assumiu a propriedade da RCI e em 2005, a Cendant decidiu se dividir em quatro empresas separadas. Sua divisão de hospitalidade foi renomeada Wyndham Worldwide em 2006 e compreende os negócios de hotéis, resorts e timeshare da nova empresa. O antigo Cendant Timeshare Resort Group, que inclui o RCI e as empresas de timeshare Fairfield Resorts e Tradewest Resorts, foi renomeado Wyndham Vacation Ownership e a RCI hoje é um segmento da Wyndham Destination Network, que também inclui The Registry Collection, Wyndham Casas de férias, Hoseasons, Landal GeenParks, Novasol, cottages.com e James Villa Holidays.

 

 

Já a Interval International foi formada em 1976 pelo advogado de Miami Thomas J. Davis Jr. e ex-contador Mario Rodriguez especificamente para competir no mercado de troca de timeshare. Eles comercializam a empresa como uma alternativa de mais alto padrão a RCI. Davis deixou a Interval International em 1982 e a League Star plc, uma holding de Londres apoiada por investidores institucionais europeus, adquiriu a participação de Rodriguez em 1988. 

 

 

 

Mario Rodriguez

 

 

Já em 1992, a Interval tornou-se uma subsidiária integral da CUC. Quando a CUC e a HFS se fundiram em 1996, formando a Cendant Corporation, foram levantadas preocupações antitruste porque as 2 principais empresas de câmbio residiam sob o mesmo “guarda-chuva” corporativo. Para atenuar essas preocupações, em dezembro de 1997, a Interval International foi vendida a um grupo de investimentos formado e controlado pela parceria de investimentos de Chicago Willis Stein & Partners, LP, um grupo de executivos seniores da II e um consórcio de empresas de hospitalidade compostas por Carlson Companies, Inc., Hyatt Vacation Ownership, Inc. e Marriott Ownership Resorts, Inc.

 

 

Leia também – Como funciona a Interval International?

 

 

Em 2002, a empresa foi comprada pela USA Interactive, mais tarde renomeada para InterActiveCorp (IAC), de propriedade de Barry Diller. Carlson, Hyatt e Marriott não tinham mais participação acionária na empresa, mas continuaram filiando seus resorts à Interval International. Em 2008, a IAC desmembrou a Interval International, que se tornou uma empresa de capital aberto denominada Interval Leisure Group. Desde então, o ILG expandiu-se significativamente. Além da Interval International, os negócios operacionais da ILG incluem Aqua-Aston Hospitality, Hyatt Vacation Ownership, Interval International, Trading Places International, Vacation Resorts International, VRI Europe e Vistana Signature Experiences. 

 

 

Por meio de suas subsidiárias, a ILG é proprietária e gerencia de forma independente o programa Hyatt Residence Club e usa o nome Hyatt Vacation Ownership e outras marcas Hyatt® sob licença de afiliadas da Hyatt Hotels Corporation. Além disso, a Vistana Signature Experiences, Inc. da ILG é o fornecedor exclusivo de propriedade de férias para as marcas Sheraton e Westin e usa marcas registradas relacionadas sob licença da Starwood Hotels & Resorts Worldwide, LLC.

 

 

 Com o tempo e aumento do número de proprietários de Propriedades Compartilhadas de Férias, surgiram dificuldades, como conseguir disponibilidade nos destinos mais procurados, porém com a chegada de sistemas de informação mais aprimorados, as empresas têm inovado para que os clientes estejam cada vez mais felizes e satisfeitos, como por exemplo a divisão do “ano” em temporadas e criação de sistemas de pontos, as sim quem preferir viajar em média temporada vai ser recompensados com um maior número de pontos e os hotéis têm mais disponibilidade em alta temporada e menos desocupação em média.  

 

 

Outra questão interessante é que, mesmo tendo surgido na década de 60, a Propriedade Compartilhada foi pioneira no segmento de Economia Compartilhada, e faz cada vez mais sentido hoje em dia, por exemplo: podemos ver empresas como o Uber, Avantto e Airbnb usarem os mesmos conceitos do “timeshare”, tendo cada vez mais adeptos ao redor do mundo e mudando cada vez mais a vida das pessoas.

 

 

Gostou da história do surgimento dessa modalidade de negócio? Então se inscreva no nosso canal do Youtube e entre em nossa lista VIP aqui, para receber primeiro os melhores conteúdos e ofertas sobre férias e propriedades compartilhadas, além de mais informações sobre o melhor método de se tirar férias. 

 

 

Para mais detalhes, assista também ao nosso vídeo sobre o tema: 

 



 

Hoje em dia podemos ver muitos exemplos de modelos de negócios que se baseia no compartilhamento de propriedades e recursos, entre os principais exemplos temos o Timeshare, Uber, Ifood, Wework e Webjets, por exemplo, que permitem a você ter acesso a um bem ou serviço de alto padrão, pagando por apenas a parte que você realmente utiliza. 

E aqui vamos mostrar como uma ideia simples do século passado transformou o modo com que vivemos (e compartilhamos) nos dias de hoje.

 

 

A história desse modelo surgiu simultaneamente em várias partes do mundo, mas o Timeshare ou Propriedade Compartilhada como conhecemos hoje teve início na França e Suíça, no começo da década de 60, e nos EUA em 1965. Na Suíça, a empresa pioneira no setor foi Hapimag, ou “Hotel- und Appartementhaus Immobilien Anlage AG”, que em 23 de setembro de 1963 começaram a adquirir propriedades de Resorts, que foram vendidas em um programa de ações de "direito de uso", em vez de empreendimentos imobiliários tradicionais. A Hapimag reivindica o primeiro programa de pontos e a primeira cláusula de rescisão de timeshare de todos os tempos. Hoje, a Hapimag ainda é uma empresa de sucesso e, curiosamente, nunca se filiou formalmente às principais empresas de intercâmbio.

 

 

Enquanto isso, na França entre em 1964 e 1969, da empresa de desenvolvimento, a “Société des Grands Travaux” de Marseille, na França, criou um conceito de timeshare para o seu Ski Resort SuperDévoluy, nos Alpes franceses. Daumier cunhou um slogan publicitário muito atraente na época, dizendo: “É mais barato você comprar o hotel do que alugar um quarto”, e é interessante notar que, por mais importante que essa inovação tenha sido para a indústria, o ano de sua introdução ainda é discutível.

 

 

Já nos EUA, o primeiro Timeshare de hotel-condomínio na América, conhecido como Hilton Hale Kaanapali, localizado na ilha de Maui no Havaí, sendo a criação de 6 pessoas, entre elas Conrad Hilton, fundador da rede de hotéis Hilton Worldwide, e foi inaugurado em 25 de outubro de 1965, se tornando o primeiro hotel dessa modalidade nos EUA. O conceito de Timeshare pegou rapidamente nos EUA, especialmente na Flórida, onde um pequeno número de incorporadoras, que estavam tendo dificuldades em vender suas propriedades de condomínio em uma economia em baixa, começaram a seguir o novo modelo de vendas por intervalos. Como resultado de seus esforços (e sucessos), o mundo das férias nunca seria o mesmo.

 

 

Leia também - O que são Multi-propriedades?

 

 

Em 1990, as maiores redes hoteleiras do mundo, Marriott, Hyatt, Hilton, Sheraton e outras começaram a oferecer Propriedades Compartilhadas enquanto a aceitação do público e vendas atingiam recordes, hoje em dia esse é um setor multi-bilionário da indústria hoteleira, com aproximadamente 20 milhões de proprietários de férias ao redor do mundo e dentre eles 85,6% estão muito satisfeitos com o produto, de fato, 32,4% desses proprietários entrevistados nessa pesquisa tem planos de adquirir mais propriedades.

 

 

 

Conrad Hilton

 

 

A gente categoriza esse nicho do setor hoteleiro como uma indústria de crise, isso porque em uma economia em crise, como a Europa pós guerra ou os EUA na década de 70, os recursos são escassos e o poder de compra da população é menor, então em tempos de poupança, a economia compartilhada faz muito mais sentido. Isso explica também a ascensão desse produto no Brasil no começo dos anos 2000.

 

 

E claro que não podíamos esquecer da origem das intercambiadoras mais famosas nesse canal e no mundo, a Resort Condominiums International e a Interval International, que fizeram tudo isso ser praticamente bom demais para ser verdade: 

 

 

A RCI surgiu em 1974, fundada pelo casal Christel e Jon Dehaan. Eles concluíram corretamente que se os proprietários de timeshare pudessem negociar sua semana por uma semana em outro lugar, isso aumentaria o valor percebido do produto e muito mais as pessoas comprariam. Quando os Dehaans se divorciaram em 1989, Christel comprou a metade de Jon da RCI e em 1996, ela vendeu a empresa por meio bilhão de dólares à Hospitality Franchise Systems Inc., que se fundiu em dezembro de 1997 com a CUC International Inc. 

 

 

 

Christel Dehaan

 

 

A empresa criada por essa fusão, Cendant Corporation, assumiu a propriedade da RCI e em 2005, a Cendant decidiu se dividir em quatro empresas separadas. Sua divisão de hospitalidade foi renomeada Wyndham Worldwide em 2006 e compreende os negócios de hotéis, resorts e timeshare da nova empresa. O antigo Cendant Timeshare Resort Group, que inclui o RCI e as empresas de timeshare Fairfield Resorts e Tradewest Resorts, foi renomeado Wyndham Vacation Ownership e a RCI hoje é um segmento da Wyndham Destination Network, que também inclui The Registry Collection, Wyndham Casas de férias, Hoseasons, Landal GeenParks, Novasol, cottages.com e James Villa Holidays.

 

 

Já a Interval International foi formada em 1976 pelo advogado de Miami Thomas J. Davis Jr. e ex-contador Mario Rodriguez especificamente para competir no mercado de troca de timeshare. Eles comercializam a empresa como uma alternativa de mais alto padrão a RCI. Davis deixou a Interval International em 1982 e a League Star plc, uma holding de Londres apoiada por investidores institucionais europeus, adquiriu a participação de Rodriguez em 1988. 

 

 

 

Mario Rodriguez

 

 

Já em 1992, a Interval tornou-se uma subsidiária integral da CUC. Quando a CUC e a HFS se fundiram em 1996, formando a Cendant Corporation, foram levantadas preocupações antitruste porque as 2 principais empresas de câmbio residiam sob o mesmo "guarda-chuva" corporativo. Para atenuar essas preocupações, em dezembro de 1997, a Interval International foi vendida a um grupo de investimentos formado e controlado pela parceria de investimentos de Chicago Willis Stein & Partners, LP, um grupo de executivos seniores da II e um consórcio de empresas de hospitalidade compostas por Carlson Companies, Inc., Hyatt Vacation Ownership, Inc. e Marriott Ownership Resorts, Inc.

 

 

Leia também - Como funciona a Interval International?

 

 

Em 2002, a empresa foi comprada pela USA Interactive, mais tarde renomeada para InterActiveCorp (IAC), de propriedade de Barry Diller. Carlson, Hyatt e Marriott não tinham mais participação acionária na empresa, mas continuaram filiando seus resorts à Interval International. Em 2008, a IAC desmembrou a Interval International, que se tornou uma empresa de capital aberto denominada Interval Leisure Group. Desde então, o ILG expandiu-se significativamente. Além da Interval International, os negócios operacionais da ILG incluem Aqua-Aston Hospitality, Hyatt Vacation Ownership, Interval International, Trading Places International, Vacation Resorts International, VRI Europe e Vistana Signature Experiences. 

 

 

Por meio de suas subsidiárias, a ILG é proprietária e gerencia de forma independente o programa Hyatt Residence Club e usa o nome Hyatt Vacation Ownership e outras marcas Hyatt® sob licença de afiliadas da Hyatt Hotels Corporation. Além disso, a Vistana Signature Experiences, Inc. da ILG é o fornecedor exclusivo de propriedade de férias para as marcas Sheraton e Westin e usa marcas registradas relacionadas sob licença da Starwood Hotels & Resorts Worldwide, LLC.

 

 

 Com o tempo e aumento do número de proprietários de Propriedades Compartilhadas de Férias, surgiram dificuldades, como conseguir disponibilidade nos destinos mais procurados, porém com a chegada de sistemas de informação mais aprimorados, as empresas têm inovado para que os clientes estejam cada vez mais felizes e satisfeitos, como por exemplo a divisão do “ano” em temporadas e criação de sistemas de pontos, as sim quem preferir viajar em média temporada vai ser recompensados com um maior número de pontos e os hotéis têm mais disponibilidade em alta temporada e menos desocupação em média.  

 

 

Outra questão interessante é que, mesmo tendo surgido na década de 60, a Propriedade Compartilhada foi pioneira no segmento de Economia Compartilhada, e faz cada vez mais sentido hoje em dia, por exemplo: podemos ver empresas como o Uber, Avantto e Airbnb usarem os mesmos conceitos do “timeshare”, tendo cada vez mais adeptos ao redor do mundo e mudando cada vez mais a vida das pessoas.

 

 

Gostou da história do surgimento dessa modalidade de negócio? Então se inscreva no nosso canal do Youtube e entre em nossa lista VIP aqui, para receber primeiro os melhores conteúdos e ofertas sobre férias e propriedades compartilhadas, além de mais informações sobre o melhor método de se tirar férias. 

 

 

Para mais detalhes, assista também ao nosso vídeo sobre o tema: 

 



Quer viajar mais gastando muito menos?

Guia 100% gratuito com entrega imediata

Descubra como ficar hospedado em resorts e imóveis de alto padrão pagando o preço de uma pousada convencional.

Preencha o formulário para entrar na Lista Preferencial:

ÓTIMA ESCOLHA!

Você será redirecionado para o WhatsApp. Clique no botão abaixo para confirmar: