em Propriedades Compartilhadas

Neste artigo você vai ficar sabendo de absolutamente tudo sobre como funciona e como você pode utilizar essa modalidade para ficar em Hotéis fabulosos no Brasil e no mundo pagando muito menos.

A história do Timeshare:

Por incrível que pareça, o que viria a ser chamado de Timeshare surgiu na década de 60, quando muitos donos de Hotel resolveram vender diárias ao longo de anos de maneira fixa a fim de diminuir a sua desocupação, primeiramente como um sistema de Propriedade Compartilhada na Europa, que dividia a propriedade entre vários proprietários.  

Porém o Timeshare como conhecemos nos dias atuais, que dá o direito de uso apenas, foi criado nos Estados Unidos como uma “vertente” da Propriedade Compartilhada, quando em 1974, a empresa Caribbean International Corporation (CIC) começou a comercializar o que viria a ser a primeira versão do Timeshare, que oferecia uma “licença” de viagem de 25 anos ao invés de um imóvel escriturado, para utilizar os hotéis da companhia, localizados em Fort Lauderdale e nas Ilhas Virgens Americanas. 

O sucesso dessa versão do Timeshare chamou a atenção de vários donos de hotéis e empreendedores, fazendo com que pouco tempo depois o sistema fosse regulado pela Florida Real Estate Commission e se tornasse extremamente popular nos EUA na década de 80, quando as grandes redes hoteleiras decidiram entrar nesta indústria, melhorando a qualidade do produto disponibilidade do produto, resultando em um aumento de 800% em resorts afiliados ao sistema, consumidores e no volume de vendas. Atualmente a maior parte das grandes redes hoteleiras internacionais possui um sistema de Vacation Club (clube de férias), e são afiliados a uma rede de intercâmbios. 

Em paralelo muitas empresas começaram a comercializar no Brasil o Timeshare, que ainda era incomum para a grande maioria, chamado de tempo compartilhado ou férias programadas, pois vislumbravam a possibilidade de fixar a filosofia no hábito dos viajantes brasileiros. 

O que é e como funciona o Timeshare?

O Timeshare é um “tempo compartilhado” dentro de uma propriedade de férias, geralmente um Resort, dividido e compartilhado em tempo de uso na maioria das vezes em semanas, podendo também ser divididas em meses em alguns casos. 

No Brasil essa modalidade é regulamentada pela Lei Geral do Turismo e o Decreto 7.381/2010, que o define como uma: “relação em que o prestador de serviço de hotelaria cede a terceiro o direito de uso de unidades habitacionais por determinados períodos de ocupação, compreendidos dentro de intervalo de tempo ajustado contratualmente”.

A maioria dos “Timeshares” hoje em dia pertencem a grandes corporações como Wyndham, Marriott, e até a Disney associados com Intercambiadoras como RCI e Interval International, que oferecem uma afiliação do tipo de clube de viagens para os proprietários, dando a eles flexibilidade e customização em suas viagens.

Caso você queira saber mais sobre essas duas intercambiadoras, dá uma olhada no nosso canal no Youtube que tem bastante conteúdo interessante sobre elas! 

O timeshare funciona diferente de acordo com cada empresa, então antes de adquirir uma Propriedade Compartilhada ou Timeshare é muito importante se familiarizar com a forma que cada marca trabalha.

Na maioria dos casos, o Timeshare funciona como uma compra antecipada das suas diárias de hotel a preços mais atrativos, podendo escolher um número determinado de semanas por ano para o uso em um tempo limitado, geralmente de 10 a 30 anos, e durante esse período de tempo, o proprietário detém os mesmos direitos de uma propriedade tradicional, podendo vender, alugar e ceder suas semanas nessa propriedade para quem ele quiser. 

INTERCAMBIADORAS, RCI E INTERVAL:

Explicando mais como funcionam e quais as vantagens de uma intercambiadora estar vinculada ao seu empreendimento de timeshare, mas se você quer saber mais a fundo sobre as histórias de ambas e como surgiu, temos um artigo que conta a história da propriedade compartilhada e das intercambiadoras. 

Devido à necessidade e o interesse do viajante em conhecer novos lugares surgiu como solução os serviços de intercâmbios de resorts lançado inicialmente pela RCI (Resorts Condominiums International) em 1974, acelerando o crescimento desta indústria com o serviço conhecido como “intercâmbio de semanas de Timeshare”, que possibilita ao proprietário fazer a troca de semanas de Timeshare entre determinados Resorts, durante uma ou mais semanas de férias em alguns dos Resorts afiliados a esta rede de intercâmbio.

Em 2001, a RCI foi pioneira no sistema de pontos, entregando maior flexibilidade e valor aos seus membros e proporcionando uma plataforma de vendas adicional aos seus estabelecimentos hoteleiros associados. A empresa ocupa a posição de liderança na indústria do tempo compartilhado desde o momento de sua fundação, sendo amplamente conhecida no setor da hotelaria global.

Seu principal negócio consiste na troca de semanas de férias. A RCI traz até a sua comunidade de 3,7 milhões de membros no mundo inteiro uma vasta gama de experiências de férias em mais de 4.000 empreendimentos com certificação de qualidade, em cerca de 100 países. A RCI também oferece aos seus membros vantagens exclusivas, como a RCI Travel Services, uma agência de viagens com descontos e benefícios exclusivos ao sócio do programa, proporcionando experiências com alto nível de qualidade e segurança. 

E hoje a RCI se encontra com quase 5.000 hotéis vinculados a sua grande rede de compartilhamento de semanas, possibilitando todos seus hóspedes e clientes viajarem o mundo. 

Já a Interval International, após deixar o País em 2007, em um cenário que considerou desfavorável, reviu sua estratégia e retornou ao mercado nacional em 2012 – enxergando então uma grande oportunidade após a sanção da “Lei Geral do Turismo”.

Direcionou o atendimento dos clientes na Argentina até o ano de 2015, quando transferiu o Call Center para Miami com mais de 1.300 funcionários. Hoje, a Interval conta com 3200 empreendimentos e tem estrutura específica para o Brasil, composta de 11 nativos, que atendem especificamente os clientes brasileiros da plataforma.

Já consolidada nos Estados Unidos, onde é uma das grandes líderes do mercado de timeshare e fractional, a empresa se reestruturou no Brasil e encontrou em Fernando Martinelli, formado em hotelaria e já experiente em consultoria e no mercado internacional, um representante da sua nova missão no País — onde encara grande concorrência da RCI.

Diferença entre Timeshare e Propriedade Compartilhada

Todas as pessoas que compram uma fração de uma propriedade de férias em um hotel ou resort já é familiar com o termo Propriedade Compartilhada, porém nem todos conhecem o termo Time Share. Ambos são frequentemente associados com a Economia Compartilhada de uso para férias, porém tem algumas diferenças significativas entre as duas modalidades.

A principal diferença é que o Timeshare dá ao comprador o direito de uso da propriedade apenas por um determinado período de tempo e no fim desse período, você perde o direito de uso ao empreendimento. Já a Propriedade Compartilhada dá ao comprador a escritura definitiva de uma fração do imóvel, com direito de uso vitalício, podendo ser herdada por seus filhos e netos.

Vantagens do Timeshare sobre a Hotelaria tradicional

Já se formos comparar o Timeshare com a Hotelaria tradicional, o Timeshare tem muitas vantagens em relação a ser um hóspede tradicional do hotel. Dentre as vantagens de um Timeshare sobre viajar em hotéis de forma tradicional, podemos citar que as acomodações de Timeshare na maioria das vezes oferecem mais espaço do que um quarto de hotel típico, também oferecendo na maioria dos empreendimentos quartos separados no mesmo apartamento, garantindo privacidade para todos os hóspedes.

Outra grande vantagem é que você acaba pagando muito menos proporcionalmente pela diária do hotel, além de te fazer viajar mais. 

Para finalizar, na minha opinião, o Timeshare é muito vantajoso se você já viaja ou pretende viajar pelo menos 2 vezes ao ano, porém ainda sim é um aluguel de férias e hoje tem outras opções como a propriedade compartilhada onde você tem acesso vitalício a um bem que no final das contas é seu.

Postagens Recomendadas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar