Pesquisar
Close this search box.

6 estratégias para encontrar passagens baratas de avião para a família

6 estratégias para encontrar passagens baratas de avião para a família

Quem já viajou em família sabe muito bem que as passagens aéreas estão entre as despesas mais significativas de uma viagem. Às vezes parece impossível conciliar as datas disponíveis, com o destino escolhido e preços acessíveis. Por isso, se você quer garantir o máximo possível de economia, vale a pena colocar em prática seis principais estratégias que são decisivas para conseguir passagens baratas de avião.

Depois de ficar por dentro dos macetes e perceber que dá certo, certamente você ficará animado para reunir a família e programar mais viagens ao longo do ano.

 

1) Comprar com antecedência

Ainda hoje existem pessoas que deixam para comprar o bilhete da viagem nos últimos instantes, pois ficam na esperança de conseguir passagens baratas de avião. Só que isso é bem arriscado, especialmente se você vai viajar em família. Imagine estar com hospedagem e tudo mais reservado e, no fim das contas, ter que desistir ou, então, desembolsar um valor bem maior do que o previsto.

Geralmente, quanto mais próxima a data da viagem, maiores são os preços. Comprando com antecedência é possível economizar até 30% no valor da passagem. Os viajantes frequentes costumam realizar a pesquisa de preços com, pelo menos, 45 dias de antecedência. Isso dá tempo hábil para simular horários e dias distintos, até encontrar uma data e um valor que se encaixa no orçamento.

Em complemento a essa dica, faça a pesquisa de ida e volta no mesmo momento, porque os menores preços geralmente são encontrados pesquisando ambos os voos.

 

2) Pesquisar datas distintas

Mesmo que você tenha preferência por determinados dias para viajar e retornar, é fundamental pesquisar por datas diferentes, afinal, a melhor maneira de identificar a menor tarifa é testando períodos distintos. Você pode, por exemplo, alterar o número de noites na cidade de destino e buscar por outras semanas e meses.

Outro ponto que merece atenção é que as passagens na sexta-feira à noite, no domingo à noite e na segunda-feira pela manhã costumam apresentar as maiores tarifas, pois são os dias da semana em que as pessoas mais costumam embarcar (sexta-feira à noite voo de ida, domingo à noite e segunda-feira de manhã voo de volta). Por isso, confira como estão os preços na terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sábado, pois é possível que você encontre passagens baratas de avião.  

 

3) Usar sites que comparam preços

Se você e sua família tem a possibilidade de flexibilizar a data em que vão viajar, mudando até o mês, por exemplo, uma boa pedida é acompanhar sites que fazem comparativos de preços, entre os mais usados pelos viajantes estão Skyscanner, Farecompare e Momondo.

Existem várias funcionalidades bem úteis nesses sites:

– tanto o Farecompare e quanto o Skyscanner permitem ativar alertas. Assim que o preço de determinado trecho que você tem interesse reduzir, eles sinalizam;

– o Momondo tem uma ferramenta chamada “previsão de voo”, a qual apresenta detalhes sobre rotas, mostrando em quais dias da semana e períodos do ano você encontra passagens baratas de avião;

– o Skyscanner deixa selecionar “qualquer lugar” como destino, o que é bastante útil para fazer cotações de lugares distintos para a época do ano em que vocês pretendem viajar, ou seja, vocês podem acabar decidindo para onde ir depois de ver os preços de vários destinos.

Dica extra: depois de encontrar a tarifa mais barata, vale também checar o valor no site próprio da companhia aérea.

 

4) Procurar rotas alternativas

Vamos dar um exemplo prático: digamos que vocês pretendem viajar para o Rio de Janeiro.  Geralmente, os voos no Aeroporto Santos Dumont são mais caros, pois ele é o mais próximo do centro da cidade. Então, uma alternativa é embarcar e desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim, que fica um pouco mais distante.

São Paulo é outro bom exemplo. Às vezes compensa embarcar e desembarcar no Aeroporto Internacional de Viracopos, que fica na cidade de Campinas, do que no Aeroporto Internacional de Guarulhos ou no Aeroporto de Congonhas. Essa mesma alternativa pode ser aplicada em vários outros destinos, fique atento às rotas alternativas.

 

5) Inscrever-se em programas de milhagem

É bem provável que você já tenha ouvido falar em pontos e milhas, os termos têm significado semelhante e podem ser conseguidos ao usar o cartão de crédito ou ao fazer um voo estando cadastrado no programa de fidelidade das companhias aéreas (Smiles, da Gol; Latam Fidelidade, da Latam; Tudo Azul, da Azul; Programa Amigo, da Avianca).

No dia a dia, muitos viajantes compram e pagam todas as contas usando o cartão de crédito para conseguir acumular mais pontos/milhas. Quando uma compra é feita, ela é convertida em pontos (cada cartão tem sua própria taxa de conversão, exemplo: US$ 1 = 1 ponto). Aí depois é só transferir os pontos para um Programa de Fidelidade que converta em passagens aéreas.

No caso dos pontos/milhas acumulados com as próprias companhias aéreas, o processo é bem simples, pois basta estar cadastrado no programa e realizar um voo. A partir daí os pontos vão acumulando automaticamente. Vale conferir periodicamente o saldo e estar atento para não deixar os pontos expirarem.

 

6) Baixar APPs que mostram passagens baratas de avião

Para não perder oportunidades relâmpago, vale instalar aplicativos no celular específicos de promoção de passagem, entre eles estão o Passagens Imperdíveis e o Melhores Destinos (ambos disponíveis para Android e iOS). O segredo aqui é o seguinte: assim que receber notificação, não dá para esperar muito para comprar, o negócio precisa ser fechado o mais breve possível.

Uma boa maneira de não ser pego desprevenido é ter previamente definido quais períodos do ano vocês estão dispostos a viajar, estar munido de uma lista com possíveis destinos e uma média de quanto pretendem investir em passagens aéreas.

 

Agora que você já sabe como encontrar passagens baratas de avião para a família, aproveite para descobrir como uma propriedade compartilhada pode contribuir para que vocês economizem até 70% em hotéis e resorts.

 

Quem já viajou em família sabe muito bem que as passagens aéreas estão entre as despesas mais significativas de uma viagem. Às vezes parece impossível conciliar as datas disponíveis, com o destino escolhido e preços acessíveis. Por isso, se você quer garantir o máximo possível de economia, vale a pena colocar em prática seis principais estratégias que são decisivas para conseguir passagens baratas de avião. Depois de ficar por dentro dos macetes e perceber que dá certo, certamente você ficará animado para reunir a família e programar mais viagens ao longo do ano.  

1) Comprar com antecedência

Ainda hoje existem pessoas que deixam para comprar o bilhete da viagem nos últimos instantes, pois ficam na esperança de conseguir passagens baratas de avião. Só que isso é bem arriscado, especialmente se você vai viajar em família. Imagine estar com hospedagem e tudo mais reservado e, no fim das contas, ter que desistir ou, então, desembolsar um valor bem maior do que o previsto. Geralmente, quanto mais próxima a data da viagem, maiores são os preços. Comprando com antecedência é possível economizar até 30% no valor da passagem. Os viajantes frequentes costumam realizar a pesquisa de preços com, pelo menos, 45 dias de antecedência. Isso dá tempo hábil para simular horários e dias distintos, até encontrar uma data e um valor que se encaixa no orçamento. Em complemento a essa dica, faça a pesquisa de ida e volta no mesmo momento, porque os menores preços geralmente são encontrados pesquisando ambos os voos.  

2) Pesquisar datas distintas

Mesmo que você tenha preferência por determinados dias para viajar e retornar, é fundamental pesquisar por datas diferentes, afinal, a melhor maneira de identificar a menor tarifa é testando períodos distintos. Você pode, por exemplo, alterar o número de noites na cidade de destino e buscar por outras semanas e meses. Outro ponto que merece atenção é que as passagens na sexta-feira à noite, no domingo à noite e na segunda-feira pela manhã costumam apresentar as maiores tarifas, pois são os dias da semana em que as pessoas mais costumam embarcar (sexta-feira à noite voo de ida, domingo à noite e segunda-feira de manhã voo de volta). Por isso, confira como estão os preços na terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sábado, pois é possível que você encontre passagens baratas de avião.    

3) Usar sites que comparam preços

Se você e sua família tem a possibilidade de flexibilizar a data em que vão viajar, mudando até o mês, por exemplo, uma boa pedida é acompanhar sites que fazem comparativos de preços, entre os mais usados pelos viajantes estão Skyscanner, Farecompare e Momondo. Existem várias funcionalidades bem úteis nesses sites: - tanto o Farecompare e quanto o Skyscanner permitem ativar alertas. Assim que o preço de determinado trecho que você tem interesse reduzir, eles sinalizam; - o Momondo tem uma ferramenta chamada “previsão de voo”, a qual apresenta detalhes sobre rotas, mostrando em quais dias da semana e períodos do ano você encontra passagens baratas de avião; - o Skyscanner deixa selecionar “qualquer lugar” como destino, o que é bastante útil para fazer cotações de lugares distintos para a época do ano em que vocês pretendem viajar, ou seja, vocês podem acabar decidindo para onde ir depois de ver os preços de vários destinos. Dica extra: depois de encontrar a tarifa mais barata, vale também checar o valor no site próprio da companhia aérea.  

4) Procurar rotas alternativas

Vamos dar um exemplo prático: digamos que vocês pretendem viajar para o Rio de Janeiro.  Geralmente, os voos no Aeroporto Santos Dumont são mais caros, pois ele é o mais próximo do centro da cidade. Então, uma alternativa é embarcar e desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim, que fica um pouco mais distante. São Paulo é outro bom exemplo. Às vezes compensa embarcar e desembarcar no Aeroporto Internacional de Viracopos, que fica na cidade de Campinas, do que no Aeroporto Internacional de Guarulhos ou no Aeroporto de Congonhas. Essa mesma alternativa pode ser aplicada em vários outros destinos, fique atento às rotas alternativas.  

5) Inscrever-se em programas de milhagem

É bem provável que você já tenha ouvido falar em pontos e milhas, os termos têm significado semelhante e podem ser conseguidos ao usar o cartão de crédito ou ao fazer um voo estando cadastrado no programa de fidelidade das companhias aéreas (Smiles, da Gol; Latam Fidelidade, da Latam; Tudo Azul, da Azul; Programa Amigo, da Avianca). No dia a dia, muitos viajantes compram e pagam todas as contas usando o cartão de crédito para conseguir acumular mais pontos/milhas. Quando uma compra é feita, ela é convertida em pontos (cada cartão tem sua própria taxa de conversão, exemplo: US$ 1 = 1 ponto). Aí depois é só transferir os pontos para um Programa de Fidelidade que converta em passagens aéreas. No caso dos pontos/milhas acumulados com as próprias companhias aéreas, o processo é bem simples, pois basta estar cadastrado no programa e realizar um voo. A partir daí os pontos vão acumulando automaticamente. Vale conferir periodicamente o saldo e estar atento para não deixar os pontos expirarem.  

6) Baixar APPs que mostram passagens baratas de avião

Para não perder oportunidades relâmpago, vale instalar aplicativos no celular específicos de promoção de passagem, entre eles estão o Passagens Imperdíveis e o Melhores Destinos (ambos disponíveis para Android e iOS). O segredo aqui é o seguinte: assim que receber notificação, não dá para esperar muito para comprar, o negócio precisa ser fechado o mais breve possível. Uma boa maneira de não ser pego desprevenido é ter previamente definido quais períodos do ano vocês estão dispostos a viajar, estar munido de uma lista com possíveis destinos e uma média de quanto pretendem investir em passagens aéreas.   Agora que você já sabe como encontrar passagens baratas de avião para a família, aproveite para descobrir como uma propriedade compartilhada pode contribuir para que vocês economizem até 70% em hotéis e resorts.  

Quer viajar mais gastando muito menos?

Guia 100% gratuito com entrega imediata

Descubra como ficar hospedado em resorts e imóveis de alto padrão pagando o preço de uma pousada convencional.

Preencha o formulário para entrar na Lista Preferencial:

ÓTIMA ESCOLHA!

Você será redirecionado para o WhatsApp. Clique no botão abaixo para confirmar: