Pesquisar
Close this search box.

O que fazer em Foz do Iguaçu? 5 coisas que você não pode deixar de fazer

O que fazer em Foz do Iguaçu? 5 coisas que você não pode deixar de fazer

É possível visitar uma das sete maravilhas naturais do mundo… no Brasil. É só ir a Foz do Iguaçu! Com toda a sua diversidade a cidade no Paraná é um dos mais belos destinos turísticos do mundo. As cataratas impulsionam o turismo local e cinco das grandes quedas d’água (ou saltos) são do lado brasileiro: Floriano, Deodoro, Benjamin Constant, Santa Maria e União. A disposição dos saltos – a maior parte deles voltados para o Brasil – proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do lado brasileiro. A altura das quedas vai de 40 a 82 metros.

Com uma estrutura completa para receber turistas e proporcionar uma visita inesquecível, Foz é quarto destino dos nossos roteiros completos de viagem pelo Brasil. O Parque Nacional do Iguaçu foi tombado como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 1986.

Qual a melhor época para ir para Foz do Iguaçu?

Março, abril, maio, setembro e outubro são meses de temperatura mais agradável e de menor fluxo de visitantes. Mas como cada um tem ideias diferentes do que as férias ideais são, antes, de ir é importante pensar como você gostaria de ver as cataratas. Durante o verão, elas estão volumosas e em seu potencial máximo. No inverno, elas ficam mais bem definidas por conta do volume menor de chuva no período.

Nos meses de junho, julho e agosto, a temperatura média fica por volta dos 18ºC e a chance de pegar chuvas é menor. Já no verão, a média de temperatura é de 26ºC e chove bastante. Em setembro e outubro, historicamente, também chove bastante, mas as temperaturas são mais amenas. Foz do Iguaçu recebe turistas durante todo o ano, mas, principalmente, nos meses de férias (julho, dezembro e janeiro), o turismo é ainda mais intenso. Nos feriados, a cidade e os parques ficam cheios de gente. Por isso é importante escolher o hotel com antecedência.

Mas o que fazer em Foz do Iguaçu?

Além das belezas da natureza, Foz do Iguaçutambém tem passeios culturais interessantes. É lá que fica Itaipu, uma das maiores hidrelétricas do mundo em produção de energia (foto acima de Banco de imagens Destino Iguaçu). E dentro do Complexo Turístico de Itaipu o turista pode assistir à Iluminação Monumental da Usina, visitar o Ecomuseu, o Refúgio Biológico Bela Vista, o Polo Astronômico e o Porto Kattamaram, atrativo que reúne conforto e requinte para um memorável passeio pelo Lago de Itaipu. Só é importante ficar atento porque algumas das visitas necessitam deagendamento prévioe têm vagas limitadas.

APonte Internacional da Amizade (acima, na foto de Elaine Matos /Setur Foz) fica na divisa com o Paraguai e foi inaugurada em 1965. A obra possui uma extensão de 552,4 metros e um vão livre de 303 metros.

Para quem curte passeios com um tom mais espiritual, Foz também tem opções. O Templo Budista, a Mesquita Muçulmana e a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe são os highlights da cidade. O Templo Budista foi fundado em 1996. No local, há o templo propriamente dito e no seu interior existem cinco estátuas de Budas que representam a alegria, a sorte e a saúde.

A Mesquita Omar Ibn Al-Khattab foi inaugurada em 1983. Possui área construída de 1.248 m2 , com uma sala oval de aproximadamente 580 m2 para orações, além de dois minaretes (torres) com 31 metros de altura.

A Catedral Nossa Senhora de Guadalupe ainda não foi concluída, mas foi planejada em cima do formato de uma Cruz Grega, seu telhado (já concluído) possui três níveis e foi inspirado no manto de Nossa Senhora, na estola usada pelos sacerdotes nas celebrações da santa missa e nas ondulações lembram as Cataratas do Iguaçu.

As cataratas e Parque Nacional do Iguaçu

Com certeza o passeio mais esperado por quem vai a Foz é nas Cataratas. Para aproveitar, um aviso é importante: deixe o medo de se molhar em casa! Mesmo que não chova, é inevitável não ficar molhado. Afinal, Iguaçu significa “água grande” em tupi-guarani. Você até pode levar capa de chuva, mas durante os passeios de barco, as proteções são praticamente inúteis. Então relaxe porque ficar molhado faz parte do passeio. O parque abre diariamente das 9h às 17h. Os ingressos podem ser comprados online e custam R$ 34,30 para adultos e R$ 9 para crianças e idosos.

O rio Iguaçu nasce próximo à Serra do Mar e deságua no rio Paraná. Formadas há aproximadamente 150 milhões de anos, as quedas tornam-se uma frente única em tempo de cheia. Os grandes saltos são 19, apenas cinco estão do lado brasileiro: Floriano, Deodoro, Benjamin Constant, Santa Maria e União. A disposição dos saltos – a maior parte deles voltados para o Brasil – proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do Brasil. A Garganta do Diabo é a mais impressionante de todas as quedas. É dividida pela linha de fronteira entre o Brasil e a Argentina.

Espaço Tarobá e Elevadores Panorâmicos

Inaugurado em janeiro de 2004, o Espaço Tarobá contempla uma pequena edificação de dois andares que coloca à disposição dos visitantes uma vista quase total das Cataratas. O espaço também dá mais liberdade de movimento aos deficientes físicos, que podem ter acesso até a passarela da Garganta do Diabo por meio dos elevadores e sistema de rampas nas trilhas existentes. Dois elevadores panorâmicos ligam o mirante às passarelas, percorrendo um trajeto de 27 metros de altura, o que permite ao visitante um novo ângulo de contemplação das Cataratas. A nova infraestrutura ainda conta com centro de exposições, posto de informação, deck para observação das quedas d’água, serviços de alimentação e banheiros. (Foto de © Elaine Mota – Setur Foz do Iguaçu)

Salto do Macuco

O Salto do Macuco, uma cachoeira de cerca de 20 metros de altura, está situada entre rochas milenares, no interior do Parque Nacional do Iguaçu. A visita integra o passeio “Macuco Safari”. Após um trajeto feito em uma carreta puxada por jipe, é realizada uma caminhada em meio à mata, até a cachoeira, que forma um pequeno lago. (Foto: Banco de Imagens Destino Iguaçu)

Lago do Itaipu

Formado em 1982, com o fechamento das comportas do canal de desvio, o lago possui também 66 pequenas ilhas, das quais 44 estão na margem brasileira e 22 na paraguaia. É considerado o sétimo do Brasil em tamanho, com 29 bilhões de m3 e aproximadamente 170 km de extensão. Com a formação do lago, foram criadas alternativas econômicas que estão sendo exploradas, com a instalação de clubes, praias artificiais, ancoradouros, marinas e parques.

Várias praias artificiais foram criadas ao longo das margens do lago. Além da praia artificial de Foz do Iguaçu, outras também são bem estruturadas e se tornaram excelentes opções de lazer: Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia e Santa Helena. (Foto: Banco de Imagens Destino Iguaçu).

Luau nas Cataratas do Iguaçu

Quer uma experiência diferente nas cataratas? Durante as estações mais quentes do ano e no período de lua cheia, é possível participar de um luau nas Cataratas do Iguaçu. O passeio começa no Centro de Visitantes do parque, de onde os turistas seguem de ônibus até o Espaço Porto Canoas. A seguir, é feita uma caminhada até o mirante superior do Espaço Naipi, descendo pelos elevadores panorâmicos até o mirante inferior do Salto Floriano. Dali, os turistas acessam a passarela da Garganta do Diabo, contemplando as Cataratas iluminadas pela lua cheia. Após o passeio, os visitantes retornam de ônibus ao Centro de Visitantes. Para mais informações e agendamento é necessário entrar em contato diretamente com o pessoal que organiza o luau. ​

Agora que você já sabe a maioria dos passeios para se fazer antes de embarcar para Foz do Iguaçu, chegou a hora de planejar com a Propriedades Compartilhadas. Aqui você encontra os melhores empreendimentos para investir em fração imobiliárias pelo melhor preço, possibilitando que você realize ainda mais viagens por ano.

Deseja investir em multipropriedade imobiliária em Foz do Iguaçu? Aproveite para conhecer nossas oportunidades, entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossos diferenciais.

Você vai encontrar muitas outras dicas sobre esse assunto em nosso canal do Youtube. Aproveite também para baixar o nosso guia definitivo das propriedades compartilhadas!

É possível visitar uma das sete maravilhas naturais do mundo… no Brasil. É só ir a Foz do Iguaçu! Com toda a sua diversidade a cidade no Paraná é um dos mais belos destinos turísticos do mundo. As cataratas impulsionam o turismo local e cinco das grandes quedas d’água (ou saltos) são do lado brasileiro: Floriano, Deodoro, Benjamin Constant, Santa Maria e União. A disposição dos saltos – a maior parte deles voltados para o Brasil – proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do lado brasileiro. A altura das quedas vai de 40 a 82 metros. Com uma estrutura completa para receber turistas e proporcionar uma visita inesquecível, Foz é quarto destino dos nossos roteiros completos de viagem pelo Brasil. O Parque Nacional do Iguaçu foi tombado como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 1986.

Qual a melhor época para ir para Foz do Iguaçu?

Março, abril, maio, setembro e outubro são meses de temperatura mais agradável e de menor fluxo de visitantes. Mas como cada um tem ideias diferentes do que as férias ideais são, antes, de ir é importante pensar como você gostaria de ver as cataratas. Durante o verão, elas estão volumosas e em seu potencial máximo. No inverno, elas ficam mais bem definidas por conta do volume menor de chuva no período. Nos meses de junho, julho e agosto, a temperatura média fica por volta dos 18ºC e a chance de pegar chuvas é menor. Já no verão, a média de temperatura é de 26ºC e chove bastante. Em setembro e outubro, historicamente, também chove bastante, mas as temperaturas são mais amenas. Foz do Iguaçu recebe turistas durante todo o ano, mas, principalmente, nos meses de férias (julho, dezembro e janeiro), o turismo é ainda mais intenso. Nos feriados, a cidade e os parques ficam cheios de gente. Por isso é importante escolher o hotel com antecedência.

Mas o que fazer em Foz do Iguaçu?

Além das belezas da natureza, Foz do Iguaçutambém tem passeios culturais interessantes. É lá que fica Itaipu, uma das maiores hidrelétricas do mundo em produção de energia (foto acima de Banco de imagens Destino Iguaçu). E dentro do Complexo Turístico de Itaipu o turista pode assistir à Iluminação Monumental da Usina, visitar o Ecomuseu, o Refúgio Biológico Bela Vista, o Polo Astronômico e o Porto Kattamaram, atrativo que reúne conforto e requinte para um memorável passeio pelo Lago de Itaipu. Só é importante ficar atento porque algumas das visitas necessitam deagendamento prévioe têm vagas limitadas.

APonte Internacional da Amizade (acima, na foto de Elaine Matos /Setur Foz) fica na divisa com o Paraguai e foi inaugurada em 1965. A obra possui uma extensão de 552,4 metros e um vão livre de 303 metros.

Para quem curte passeios com um tom mais espiritual, Foz também tem opções. O Templo Budista, a Mesquita Muçulmana e a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe são os highlights da cidade. O Templo Budista foi fundado em 1996. No local, há o templo propriamente dito e no seu interior existem cinco estátuas de Budas que representam a alegria, a sorte e a saúde.

A Mesquita Omar Ibn Al-Khattab foi inaugurada em 1983. Possui área construída de 1.248 m2 , com uma sala oval de aproximadamente 580 m2 para orações, além de dois minaretes (torres) com 31 metros de altura.

A Catedral Nossa Senhora de Guadalupe ainda não foi concluída, mas foi planejada em cima do formato de uma Cruz Grega, seu telhado (já concluído) possui três níveis e foi inspirado no manto de Nossa Senhora, na estola usada pelos sacerdotes nas celebrações da santa missa e nas ondulações lembram as Cataratas do Iguaçu.

As cataratas e Parque Nacional do Iguaçu

Com certeza o passeio mais esperado por quem vai a Foz é nas Cataratas. Para aproveitar, um aviso é importante: deixe o medo de se molhar em casa! Mesmo que não chova, é inevitável não ficar molhado. Afinal, Iguaçu significa “água grande” em tupi-guarani. Você até pode levar capa de chuva, mas durante os passeios de barco, as proteções são praticamente inúteis. Então relaxe porque ficar molhado faz parte do passeio. O parque abre diariamente das 9h às 17h. Os ingressos podem ser comprados online e custam R$ 34,30 para adultos e R$ 9 para crianças e idosos. O rio Iguaçu nasce próximo à Serra do Mar e deságua no rio Paraná. Formadas há aproximadamente 150 milhões de anos, as quedas tornam-se uma frente única em tempo de cheia. Os grandes saltos são 19, apenas cinco estão do lado brasileiro: Floriano, Deodoro, Benjamin Constant, Santa Maria e União. A disposição dos saltos – a maior parte deles voltados para o Brasil – proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do Brasil. A Garganta do Diabo é a mais impressionante de todas as quedas. É dividida pela linha de fronteira entre o Brasil e a Argentina.

Espaço Tarobá e Elevadores Panorâmicos

Inaugurado em janeiro de 2004, o Espaço Tarobá contempla uma pequena edificação de dois andares que coloca à disposição dos visitantes uma vista quase total das Cataratas. O espaço também dá mais liberdade de movimento aos deficientes físicos, que podem ter acesso até a passarela da Garganta do Diabo por meio dos elevadores e sistema de rampas nas trilhas existentes. Dois elevadores panorâmicos ligam o mirante às passarelas, percorrendo um trajeto de 27 metros de altura, o que permite ao visitante um novo ângulo de contemplação das Cataratas. A nova infraestrutura ainda conta com centro de exposições, posto de informação, deck para observação das quedas d’água, serviços de alimentação e banheiros. (Foto de © Elaine Mota – Setur Foz do Iguaçu)

Salto do Macuco

O Salto do Macuco, uma cachoeira de cerca de 20 metros de altura, está situada entre rochas milenares, no interior do Parque Nacional do Iguaçu. A visita integra o passeio “Macuco Safari”. Após um trajeto feito em uma carreta puxada por jipe, é realizada uma caminhada em meio à mata, até a cachoeira, que forma um pequeno lago. (Foto: Banco de Imagens Destino Iguaçu)

Lago do Itaipu

Formado em 1982, com o fechamento das comportas do canal de desvio, o lago possui também 66 pequenas ilhas, das quais 44 estão na margem brasileira e 22 na paraguaia. É considerado o sétimo do Brasil em tamanho, com 29 bilhões de m3 e aproximadamente 170 km de extensão. Com a formação do lago, foram criadas alternativas econômicas que estão sendo exploradas, com a instalação de clubes, praias artificiais, ancoradouros, marinas e parques. Várias praias artificiais foram criadas ao longo das margens do lago. Além da praia artificial de Foz do Iguaçu, outras também são bem estruturadas e se tornaram excelentes opções de lazer: Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia e Santa Helena. (Foto: Banco de Imagens Destino Iguaçu).

Luau nas Cataratas do Iguaçu

Quer uma experiência diferente nas cataratas? Durante as estações mais quentes do ano e no período de lua cheia, é possível participar de um luau nas Cataratas do Iguaçu. O passeio começa no Centro de Visitantes do parque, de onde os turistas seguem de ônibus até o Espaço Porto Canoas. A seguir, é feita uma caminhada até o mirante superior do Espaço Naipi, descendo pelos elevadores panorâmicos até o mirante inferior do Salto Floriano. Dali, os turistas acessam a passarela da Garganta do Diabo, contemplando as Cataratas iluminadas pela lua cheia. Após o passeio, os visitantes retornam de ônibus ao Centro de Visitantes. Para mais informações e agendamento é necessário entrar em contato diretamente com o pessoal que organiza o luau. ​ Agora que você já sabe a maioria dos passeios para se fazer antes de embarcar para Foz do Iguaçu, chegou a hora de planejar com a Propriedades Compartilhadas. Aqui você encontra os melhores empreendimentos para investir em fração imobiliárias pelo melhor preço, possibilitando que você realize ainda mais viagens por ano. Deseja investir em multipropriedade imobiliária em Foz do Iguaçu? Aproveite para conhecer nossas oportunidades, entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossos diferenciais. Você vai encontrar muitas outras dicas sobre esse assunto em nosso canal do Youtube. Aproveite também para baixar o nosso guia definitivo das propriedades compartilhadas!

Quer viajar mais gastando muito menos?

Guia 100% gratuito com entrega imediata

Descubra como ficar hospedado em resorts e imóveis de alto padrão pagando o preço de uma pousada convencional.

Preencha o formulário para entrar na Lista Preferencial:

ÓTIMA ESCOLHA!

Você será redirecionado para o WhatsApp. Clique no botão abaixo para confirmar: