Pesquisar
Close this search box.

Transporte de animais em viagem: boa ou má ideia?

Transporte de animais em viagem: boa ou má ideia?

Quem tem um animal de estimação costuma viver um dilema toda vez que resolve viajar. Afinal, o assunto transporte de animais em viagem envolve uma série de questões, entre elas qual a maneira mais adequada para fazer isso e, mais importante, se levá-lo consigo é a melhor escolha para garantir o bem estar do bichinho.

Enquanto você pode achar que será difícil ficar longe do animal por um tempo, lembre-se que eles podem ficar estressados ​​com as mudanças. Alguns animais não são bons viajantes devido ao temperamento ou características físicas. É essencial considerar todas as necessidades de saúde e as questões emocionais antes de decidir o que fazer. Por isso, separamos algumas reflexões e orientações que vão te ajudar a tomar a melhor decisão.

 

Converse com o veterinário

O profissional mais adequado para auxiliar sobre essa decisão de transporte de animais é o veterinário. Ele fará uma avaliação para atestar a boa saúde do bichinho, além de garantir que as vacinas e demais cuidados necessários estejam em dia.

Se o veterinário achar que o animal de estimação tem boas condições para viajar, ele também pode prescrever um sedativo ou tranquilizante. Jamais dê ao animal qualquer medicamento que não tenha sido prescrito exclusivamente para ele. No entanto, saiba que algumas companhias aéreas não permitem que animais viagem sob efeito de sedativo.

Em caso de viagem internacional é indispensável estar atento às exigências do local de destino em relação à aceitação do animal de estimação. Para voos domésticos na Colômbia, por exemplo, é preciso apresentar o carnê ou certificado de vacinação assinado por um veterinário, indicando o número da matrícula profissional.

No site do Ministério da Agricultura constam as exigências específicas dos principais destinos.

 

Transporte de animais em avião

Antes de comprar a passagem, informe-se sobre as regras de transporte de animais da companhia aérea, pois cada uma possui suas próprias especificidades. Algumas empresas não permitem o transporte de animais na cabine, outras têm restrições para o transporte no porão.

Procure a bolsa ou caixa de transporte mais adequada em pet shops ou lojas especializadas. A caixa de transporte precisa ser resistente, bem ventilada e com tamanho adequado para o animal. Lembre-se que o animal precisa de espaço para se movimentar e que vai ficar naquele espaço ao longo de toda a viagem. Durante a compra, tenha em mãos as especificações da companhia aérea, assim você conseguirá medir e comparar as dimensões.

 

Dicas para facilitar a adaptação

Cerca de 15 dias antes da viagem inicie a adaptação do animal na caixa de transporte. Essa é uma etapa muito importante para que ele se prepare emocionalmente para a experiência. Alguns procedimentos podem ajudar nesse processo:

  • torne a caixa de transporte um local familiar para o animal;
  • deixe-a sempre aberta, acessível em um local da casa onde o animal costuma ficar;
  • faça dela um local de experiências agradáveis, colocando petiscos e brinquedos;
  • diariamente, ofereça ao menos uma das refeições dentro da caixa de transporte;
  • à medida em que ele se mostrar confortável enquanto come lá dentro, feche a portinha. Abra quando ele terminar a refeição.

 

Viagem de carro com o animal de estimação

Você sabia que transportar animais nos bancos dianteiros, soltos dentro do carro ou até no colo de um passageiro caracteriza infração de trânsito? O ato gera multa e perda de pontos na carteira de motorista. Existem várias especificações sobre o transporte de animais dentro do carro, elas variam de acordo com a espécie.

Abaixo listamos os equipamentos necessários, eles visam proteger os animais e garantir que eles não pulem pela janela ou desviem a atenção do motorista.

Cães: para animais de grande porte são indicadas grades (divisórias de metal para limitar a circulação do animal dentro do carro); para animais de pequeno porte são indicadas caixas de transporte, cintos e coleiras, os quais devem ficar presos ao cinto de segurança do automóvel.

Gatos: eles devem ser transportados em caixas ventiladas, com tamanho adequado de acordo com as medidas do animal.

 

Dicas para tornar a viagem mais agradável para o bichinho

  • Se a viagem for longa, pare com certa frequência para permitir que seu animal de estimação se exercite e faça as necessidades.
  • Nunca deixe seu animal de estimação sozinho no carro, especialmente em dias quentes.
  • Se possível, compartilhe as obrigações de dirigir e cuidar do animal com um amigo ou membro da família. Assim você poderá aproveitar com mais tranquilidade as paradas de descanso e alimentação por saber que alguém de sua confiança está de olho no animal de estimação.

 

Optou por não levá-lo na viagem?

Se depois de conversar com o veterinário e avaliar tudo que envolve o transporte de animais você optou por poupá-lo da viagem, saiba que hoje em dia existem uma série de facilidades para que você possa viajar tranquilo sabendo o que o animal de estimação estará seguro e bem cuidado. Entre as excelentes opções estão:

  • hotéis para animais, os quais fornecem alimentação e cuidados durante o período contratado. Peça indicações de amigos e familiares;
  • contrate um serviço de pet sitter, profissionais também conhecidos como babá de animais de estimação. Eles cuidam dos animais enquanto o dono está fora de casa. Isso possibilita que o animal fique na própria casa, pois diariamente o pet sitter vai até o local para brincar com bichinho e reabastecer os alimentos.

 

Como é possível perceber, o transporte de animais em viagem pode ser tanto uma boa quanto uma má ideia, a resposta varia de acordo com as condições de cada animal. Agora que você já sabe que existem diversas maneiras de resolver tudo independentemente da escolha, que tal programar a próxima viagem? Aproveite para ler nosso post sobre Destinos para relaxar em 2018.

Quem tem um animal de estimação costuma viver um dilema toda vez que resolve viajar. Afinal, o assunto transporte de animais em viagem envolve uma série de questões, entre elas qual a maneira mais adequada para fazer isso e, mais importante, se levá-lo consigo é a melhor escolha para garantir o bem estar do bichinho. Enquanto você pode achar que será difícil ficar longe do animal por um tempo, lembre-se que eles podem ficar estressados ​​com as mudanças. Alguns animais não são bons viajantes devido ao temperamento ou características físicas. É essencial considerar todas as necessidades de saúde e as questões emocionais antes de decidir o que fazer. Por isso, separamos algumas reflexões e orientações que vão te ajudar a tomar a melhor decisão.  

Converse com o veterinário

O profissional mais adequado para auxiliar sobre essa decisão de transporte de animais é o veterinário. Ele fará uma avaliação para atestar a boa saúde do bichinho, além de garantir que as vacinas e demais cuidados necessários estejam em dia. Se o veterinário achar que o animal de estimação tem boas condições para viajar, ele também pode prescrever um sedativo ou tranquilizante. Jamais dê ao animal qualquer medicamento que não tenha sido prescrito exclusivamente para ele. No entanto, saiba que algumas companhias aéreas não permitem que animais viagem sob efeito de sedativo. Em caso de viagem internacional é indispensável estar atento às exigências do local de destino em relação à aceitação do animal de estimação. Para voos domésticos na Colômbia, por exemplo, é preciso apresentar o carnê ou certificado de vacinação assinado por um veterinário, indicando o número da matrícula profissional. No site do Ministério da Agricultura constam as exigências específicas dos principais destinos.  

Transporte de animais em avião

Antes de comprar a passagem, informe-se sobre as regras de transporte de animais da companhia aérea, pois cada uma possui suas próprias especificidades. Algumas empresas não permitem o transporte de animais na cabine, outras têm restrições para o transporte no porão. Procure a bolsa ou caixa de transporte mais adequada em pet shops ou lojas especializadas. A caixa de transporte precisa ser resistente, bem ventilada e com tamanho adequado para o animal. Lembre-se que o animal precisa de espaço para se movimentar e que vai ficar naquele espaço ao longo de toda a viagem. Durante a compra, tenha em mãos as especificações da companhia aérea, assim você conseguirá medir e comparar as dimensões.  

Dicas para facilitar a adaptação

Cerca de 15 dias antes da viagem inicie a adaptação do animal na caixa de transporte. Essa é uma etapa muito importante para que ele se prepare emocionalmente para a experiência. Alguns procedimentos podem ajudar nesse processo:
  • torne a caixa de transporte um local familiar para o animal;
  • deixe-a sempre aberta, acessível em um local da casa onde o animal costuma ficar;
  • faça dela um local de experiências agradáveis, colocando petiscos e brinquedos;
  • diariamente, ofereça ao menos uma das refeições dentro da caixa de transporte;
  • à medida em que ele se mostrar confortável enquanto come lá dentro, feche a portinha. Abra quando ele terminar a refeição.
 

Viagem de carro com o animal de estimação

Você sabia que transportar animais nos bancos dianteiros, soltos dentro do carro ou até no colo de um passageiro caracteriza infração de trânsito? O ato gera multa e perda de pontos na carteira de motorista. Existem várias especificações sobre o transporte de animais dentro do carro, elas variam de acordo com a espécie. Abaixo listamos os equipamentos necessários, eles visam proteger os animais e garantir que eles não pulem pela janela ou desviem a atenção do motorista. Cães: para animais de grande porte são indicadas grades (divisórias de metal para limitar a circulação do animal dentro do carro); para animais de pequeno porte são indicadas caixas de transporte, cintos e coleiras, os quais devem ficar presos ao cinto de segurança do automóvel. Gatos: eles devem ser transportados em caixas ventiladas, com tamanho adequado de acordo com as medidas do animal.  

Dicas para tornar a viagem mais agradável para o bichinho

  • Se a viagem for longa, pare com certa frequência para permitir que seu animal de estimação se exercite e faça as necessidades.
  • Nunca deixe seu animal de estimação sozinho no carro, especialmente em dias quentes.
  • Se possível, compartilhe as obrigações de dirigir e cuidar do animal com um amigo ou membro da família. Assim você poderá aproveitar com mais tranquilidade as paradas de descanso e alimentação por saber que alguém de sua confiança está de olho no animal de estimação.
 

Optou por não levá-lo na viagem?

Se depois de conversar com o veterinário e avaliar tudo que envolve o transporte de animais você optou por poupá-lo da viagem, saiba que hoje em dia existem uma série de facilidades para que você possa viajar tranquilo sabendo o que o animal de estimação estará seguro e bem cuidado. Entre as excelentes opções estão:
  • hotéis para animais, os quais fornecem alimentação e cuidados durante o período contratado. Peça indicações de amigos e familiares;
  • contrate um serviço de pet sitter, profissionais também conhecidos como babá de animais de estimação. Eles cuidam dos animais enquanto o dono está fora de casa. Isso possibilita que o animal fique na própria casa, pois diariamente o pet sitter vai até o local para brincar com bichinho e reabastecer os alimentos.
  Como é possível perceber, o transporte de animais em viagem pode ser tanto uma boa quanto uma má ideia, a resposta varia de acordo com as condições de cada animal. Agora que você já sabe que existem diversas maneiras de resolver tudo independentemente da escolha, que tal programar a próxima viagem? Aproveite para ler nosso post sobre Destinos para relaxar em 2018.

Quer viajar mais gastando muito menos?

Guia 100% gratuito com entrega imediata

Descubra como ficar hospedado em resorts e imóveis de alto padrão pagando o preço de uma pousada convencional.

Preencha o formulário para entrar na Lista Preferencial:

ÓTIMA ESCOLHA!

Você será redirecionado para o WhatsApp. Clique no botão abaixo para confirmar: