em Viajar com a Família

De um lado o hotel, uma opção que atende bem a proposta de ser um lugar para os viajantes dormirem e tomarem um bom banho. Do outro lado o resort, um lugar que cumpre perfeitamente bem a função de hospedar e, ainda, dispõe de várias comodidades que podem ser usadas ao longo do dia. Se você costuma viajar com frequência ou, então, está planejando a próxima viagem, muito provavelmente já ficou em dúvida se a melhor opção para você é se hospedar em um hotel ou resort.

Em resumo e de forma direta, não há uma alternativa única que pode ser considerada a ideal, pois tudo depende da expectativa e proposta de cada viagem. Por isso, separamos alguns tópicos que vão te ajudar a refletir e descobrir se é o hotel ou resort que se encaixa melhor com as expectativas e necessidades da sua família de acordo com o lugar para onde vocês vão viajar e o roteiro que pretendem seguir.


O que esperar de um hotel


Hoje em dia o hotel é ainda a alternativa mais utilizada entre os viajantes dos mais variados perfis que precisam de um lugar para se hospedar. A acomodação em um hotel costuma oferecer o que é estritamente necessário para uma estadia confortável, geralmente com serviços de café da manhã, internet, telefone e banheiro privativo.

Há ainda hotéis que dispõe de instalações de uso comum para todos os hóspedes – piscina, sauna, academia e restaurante. Por conta dessa diversidade na estrutura, existem classificações distintas de hotéis, as quais variam de acordo com as comodidades e os serviços oferecidos aos hóspedes. A classificação, na maior parte das vezes, é feita por estrelas. Hotéis cinco estrelas são aqueles que oferecem o máximo em relação ao conforto. No outro extremo estão os hotéis que disponibilizam somente o básico.

Conclusão: se a intenção da sua família é conhecer a cidade e passar grande parte do tempo fora do lugar onde ficarão hospedados, o hotel tende a ser a opção mais adequada, afinal, é financeiramente mais barato.


O que esperar de um resort

Um resort é um destino independente que fornece todas as necessidades de viagem em um único local. Geralmente, nesses locais os hóspedes encontram variadas opções de alimentação, bebidas, entretenimento e compras, tudo isso sem precisar sair da propriedade. Os resorts também são conhecidos pelas excelentes instalações recreativas, com piscinas, áreas para praticar esportes e outras atividades ligadas ao lazer e diversão.

Basicamente, um resort alia as características de um hotel e o que há disponível em um clube de férias. Muitos dos resorts espalhados pelo Brasil estão localizados fora dos centros urbanos, proporcionando maior contato com a natureza. O fato de disponibilizar piscinas diferenciadas, spa, bares e restaurantes como parte da estrutura é para que o turista não precise se preocupar em sair do resort para encontrar divertimento em outros lugares, podendo permanecer o máximo de tempo possível dentro do complexo em que está hospedado.

As características citadas acima explicam por que existem famílias que costumam reservar diárias em resorts que estão localizados bem próximos das cidades onde elas moram, pois a intenção nesses casos não é viajar para algum lugar distante, mas sim usufruir de toda a estrutura que um resort dispõe.

Conclusão: devido à estrutura diferenciada, os resorts possuem diárias financeiramente mais caras em comparação a hotéis. Então, se a intenção da sua família é ficar o máximo de tempo possível no lugar onde vocês estão hospedados, sem preocupação em circular muito pela cidade, o resort tende a ser a opção mais inteligente.

Ler artigo: Férias em resort: como aproveitar ao máximo a infraestrutura

Sistema all inclusive: pegar ou não?

Este tópico não tem relação com hotel ou resort, pois o assunto envolve uma decisão necessária somente para quem vai se hospedar em resorts, mas é bem importante estar atento.

Grande parte dos resorts possuem restaurantes, no entanto, não necessariamente todos os resorts incluem as refeições no valor das diárias. Há resorts em que é possível pagar somente pela hospedagem. Para os resorts que trabalham com as refeições incluídas no valor das diárias, diz-se que eles oferecem sistema all inclusive. Esse sistema é interessante quando:

  • a intenção é comer e beber ao longo do dia sem precisar se preocupar com o orçamento;
  • não há pretensão de sair do resort para fazer refeições;
  • a prioridade da viagem é curtir o que o resort tem a oferecer;
  • o resort hotel está localizado em um lugar isolado, sem muitas opções de alimentação por perto;
  • ao comparar com o valor das diárias sem all inclusive, o preço all inclusive é mais atrativo.  

Pode não ser tão interessante pagar pelo sistema all inclusive quando:

  • o resort tem estrutura mais limitada;
  • a intenção não é de passar grande parte do dia comendo e bebendo;
  • o principal objetivo da viagem é explorar tudo o que na cidade, saindo todos os dias para passear;
  • para a sua família, sair para comer é um dos programas mais interessantes que existem em uma viagem.

Agora que você já está munido de todas as informações para decidir se hotel ou resort é a melhor opção para a sua família, aproveite para conhecer os 10 lugares mais lindos do Brasil que todo brasileiro deveria conhecer e programar a próxima viagem da sua família.

Postagens Recentes
0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

lugares para passar o carnaval