Pesquisar
Close this search box.

Compra compartilhada de imóveis: 12 dúvidas respondidas por especialistas no assunto

Compra compartilhada de imóveis: 12 dúvidas respondidas por especialistas no assunto

Se existe uma forma de investimento que dificilmente deixará de ser um bom negócio é a aquisição de imóveis. Além de ser um bem que fará parte do seu patrimônio, ele pode ser uma fonte de renda extra, seu lar ou até mesmo o seu destino de férias.  E uma tendência que está atraindo cada vez mais os olhares das pessoas que querem fazer esse investimento é a compra compartilhada de imóveis.

Essa modalidade acaba sendo uma grande sacada, principalmente para quem não pode ou não quer desembolsar um investimento muito alto. As propriedades compartilhadas já estão bem consolidadas no exterior, mas ainda estão ganhando forças aqui no Brasil – é por isso que as dúvidas sobre esse assunto são bem comuns.

Pensando nisso, eu reuni aqui as principais perguntas que a nossa equipe já recebeu sobre a compra compartilhada de imóveis. Espero que ajude você a ser craque em propriedades compartilhadas :)

Q&A sobre compra compartilhada de imóveis

1. O que é a compra compartilhada de imóveis?

Como o próprio nome sugere, a compra compartilhada acontece quando duas pessoas ou mais dividem entre si uma determinada propriedade. Cada proprietário paga uma fração do montante total e tem pleno domínio do imóvel em períodos do ano, sendo “dono” das unidades de tempo do imóvel.

O nosso foco aqui são as propriedades compartilhadas de férias, ou seja, imóveis que são associados com intercambiadoras de férias, como a RCI e a Interval International, que englobam em seus portfólios resorts e empreendimentos de alto padrão no mundo todo. Isso significa que você pode ter os mesmo benefícios e comodidades que se tem quando fica hospedado em um hotel ou resort.

2. Quem pode comprar?

A empresa responsável pela venda do imóvel compartilhado pode determinar certos critérios, assim como para a compra ou o aluguel de qualquer imóvel, mas de modo geral, é importante estar com as finanças organizadas e com orçamento para fazer esse tipo de investimento.

3. Quais as vantagens desse investimento?

São várias as vantagens da compra compartilhada de imóveis, mas vale a pena destacar algumas. A compra compartilhada é uma maneira de investir, sem que seja algo muito pesado para o orçamento, uma vez que os custos são divididos com outras pessoas. A ideia é que você adquira uma propriedade com muito menos dinheiro do que seria necessário para ser o proprietário exclusivo do imóvel. Falando em dinheiro, a compra compartilhada também pode ser uma fonte de renda extra: se você não quiser aproveitar o imóvel compartilhado durante o período que tem direito, pode deixá-lo disponível para aluguel.

Já sobre as propriedades compartilhadas de férias, a grande vantagem está na flexibilidade e a possibilidade de conhecer vários lugares no mundo. A partir do momento que você adquire sua fração do imóvel compartilhado, pode trocar suas semanas por estadias em outras propriedades compartilhadas associadas na mesma rede intercambiadora.

Outro detalhe interessante é que você evita dores de cabeça e despesas com manutenção. Você terá todo o suporte de uma empresa responsável por gerenciar o imóvel compartilhado. Além de administrar o calendário rotativo, ela também cuida de uma série de questões burocráticas. Ou seja, você pode ficar completamente sossegado na hora de utilizar ou alugar seu imóvel e ter certeza de que ele estará completamente conservado para a sua chegada ou dos seus convidados.

Saiba mais – Propriedade compartilhada: 10 vantagens dessa novidade do mercado de imóveis

4. Existem imóveis compartilhados no Brasil?

Sim! No modelo de propriedade compartilhada de férias existem cerca de 80 empreendimentos no Brasil, mas a tendência é que esse número aumente cada vez mais. Para você ter uma ideia, no mundo já são mais de 20 milhões de proprietários de férias.

5. Eu preciso ficar sempre na mesma propriedade?

Se você adquirir um imóvel compartilhado que esteja associado com uma intercambiadora, não precisa ficar sempre na mesma propriedade. Isso mesmo: você não fica “refém” do mesmo destino, nem acaba se obrigando a passar as férias sempre no mesmo lugar, como acontece com muitas pessoas que compram uma casa na praia, por exemplo.

A RCI, uma das maiores do mundo, é responsável por filiar hotéis, resorts e empreendimentos e garantir essas trocas entre eles. Logo, se você tem uma propriedade compartilhada em um local que está afiliado à RCI, você pode considerar que tem não só um, mas mais de 4.300 opções para se hospedar no mundo inteiro! Já imaginou?

A Interval International também está entre as maiores redes de intercâmbio de férias do mundo, que já possui muitos empreendimentos no Brasil.

6. A compra compartilhada de imóveis é regulamentada?

Sim. Em 2018, a Lei 13.777, que chamamos de Lei de Multipropriedade, regulamentou a atividade na legislação brasileira:

Art. 1.358-C. Multipropriedade é o regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração de tempo, à qual corresponde a faculdade de uso e gozo, com exclusividade, da totalidade do imóvel, a ser exercida pelos proprietários de forma alternada.

7. Eu posso alugar essa propriedade?

Sim. Se você não quiser aproveitar o imóvel compartilhado durante o período determinado do ano, pode deixá-lo disponível para alugar. Como a fração da sua propriedade compartilhada é sua, você pode alugar ou emprestar para quem você quiser, por quanto quiser. Se você não quer ter trabalho com isso, aconselho colocar no pool de locação ou alugar para amigos.

8. Como é feita a escolha das semanas que eu vou utilizar, depois que eu fizer a compra compartilhada do imóvel?

O timeshare funciona diferente em cada empresa. Antes de adquirir uma Propriedade Compartilhada ou Timeshare é muito importante se familiarizar com a forma que cada marca trabalha. Por isso, recomendo fortemente que você tenha o suporte de uma assessoria especializada nesse assunto para garantir o melhor negócio possível para o seu caso.

9. E se eu não conseguir usar o imóvel no período determinado?

Quando você não conseguir usar sua(s) semana(s) é possível alugar ou ceder para a intercambiadora. A RCI, por exemplo, oferece uma janela de até dois anos para você usar o seu período. Olha só o que é possível fazer:

Se você ceder a sua semana de 2021, poderá utilizar essa semana de 2021 até 2023.

Se você tem 4 semanas em determinado ano, mas só quer viajar durante duas, você pode ceder o que “sobrou” e usar mais para frente.

10. O que acontece se os outros proprietários não cumprirem com os devidos pagamentos?

Não afeta o seu investimento. Isso acontece porque a escritura é individual, ou seja, você é responsável pela sua unidade, pela sua fração. Ainda assim, é recomendado conferir quais serão suas obrigações e possíveis cenários no momento da compra compartilhada de imóveis.

11. É possível fazer a escritura de uma propriedade compartilhada?

Sim, desde que o imóvel esteja quitado. Você não precisa da escritura para utilizar a propriedade, mas é importante fazer isso assim que possível, pois é um bem que pode ficar para os seus herdeiros.

12. Como eu posso comprar um imóvel compartilhado?

Por ser uma modalidade recente no Brasil é importante escolher uma empresa com experiência nesse segmento e de confiança para comprar a sua fração. Não esqueça também da importância de ter uma intercambiadora, como a RCI ou a Interval International, para conseguir garantir os melhores benefícios e a possibilidade do intercâmbio de férias.

Outra dica valiosa é escolher um imóvel e um destino que você goste de estar. A possibilidade de intercâmbio é excelente, mas ter um imóvel “base” que você goste muito é bem importante, caso você não queira ou não consiga fazer o intercâmbio. Lembre-se também que o seu imóvel compartilhado é um patrimônio que pode ser valorizado com o passar dos anos – vale a pena pensar com atenção em qual região você deseja fazer esse investimento.

Você vai encontrar muitas outras dicas sobre esse assunto em nosso canal do Youtube. Aproveite também para baixar o nosso guia definitivo das propriedades compartilhadas!


Se existe uma forma de investimento que dificilmente deixará de ser um bom negócio é a aquisição de imóveis. Além de ser um bem que fará parte do seu patrimônio, ele pode ser uma fonte de renda extra, seu lar ou até mesmo o seu destino de férias.  E uma tendência que está atraindo cada vez mais os olhares das pessoas que querem fazer esse investimento é a compra compartilhada de imóveis. Essa modalidade acaba sendo uma grande sacada, principalmente para quem não pode ou não quer desembolsar um investimento muito alto. As propriedades compartilhadas já estão bem consolidadas no exterior, mas ainda estão ganhando forças aqui no Brasil - é por isso que as dúvidas sobre esse assunto são bem comuns. Pensando nisso, eu reuni aqui as principais perguntas que a nossa equipe já recebeu sobre a compra compartilhada de imóveis. Espero que ajude você a ser craque em propriedades compartilhadas :)

Q&A sobre compra compartilhada de imóveis

1. O que é a compra compartilhada de imóveis? Como o próprio nome sugere, a compra compartilhada acontece quando duas pessoas ou mais dividem entre si uma determinada propriedade. Cada proprietário paga uma fração do montante total e tem pleno domínio do imóvel em períodos do ano, sendo “dono” das unidades de tempo do imóvel. O nosso foco aqui são as propriedades compartilhadas de férias, ou seja, imóveis que são associados com intercambiadoras de férias, como a RCI e a Interval International, que englobam em seus portfólios resorts e empreendimentos de alto padrão no mundo todo. Isso significa que você pode ter os mesmo benefícios e comodidades que se tem quando fica hospedado em um hotel ou resort. 2. Quem pode comprar? A empresa responsável pela venda do imóvel compartilhado pode determinar certos critérios, assim como para a compra ou o aluguel de qualquer imóvel, mas de modo geral, é importante estar com as finanças organizadas e com orçamento para fazer esse tipo de investimento. 3. Quais as vantagens desse investimento? São várias as vantagens da compra compartilhada de imóveis, mas vale a pena destacar algumas. A compra compartilhada é uma maneira de investir, sem que seja algo muito pesado para o orçamento, uma vez que os custos são divididos com outras pessoas. A ideia é que você adquira uma propriedade com muito menos dinheiro do que seria necessário para ser o proprietário exclusivo do imóvel. Falando em dinheiro, a compra compartilhada também pode ser uma fonte de renda extra: se você não quiser aproveitar o imóvel compartilhado durante o período que tem direito, pode deixá-lo disponível para aluguel. Já sobre as propriedades compartilhadas de férias, a grande vantagem está na flexibilidade e a possibilidade de conhecer vários lugares no mundo. A partir do momento que você adquire sua fração do imóvel compartilhado, pode trocar suas semanas por estadias em outras propriedades compartilhadas associadas na mesma rede intercambiadora. Outro detalhe interessante é que você evita dores de cabeça e despesas com manutenção. Você terá todo o suporte de uma empresa responsável por gerenciar o imóvel compartilhado. Além de administrar o calendário rotativo, ela também cuida de uma série de questões burocráticas. Ou seja, você pode ficar completamente sossegado na hora de utilizar ou alugar seu imóvel e ter certeza de que ele estará completamente conservado para a sua chegada ou dos seus convidados. Saiba mais - Propriedade compartilhada: 10 vantagens dessa novidade do mercado de imóveis 4. Existem imóveis compartilhados no Brasil? Sim! No modelo de propriedade compartilhada de férias existem cerca de 80 empreendimentos no Brasil, mas a tendência é que esse número aumente cada vez mais. Para você ter uma ideia, no mundo já são mais de 20 milhões de proprietários de férias. 5. Eu preciso ficar sempre na mesma propriedade? Se você adquirir um imóvel compartilhado que esteja associado com uma intercambiadora, não precisa ficar sempre na mesma propriedade. Isso mesmo: você não fica “refém” do mesmo destino, nem acaba se obrigando a passar as férias sempre no mesmo lugar, como acontece com muitas pessoas que compram uma casa na praia, por exemplo. A RCI, uma das maiores do mundo, é responsável por filiar hotéis, resorts e empreendimentos e garantir essas trocas entre eles. Logo, se você tem uma propriedade compartilhada em um local que está afiliado à RCI, você pode considerar que tem não só um, mas mais de 4.300 opções para se hospedar no mundo inteiro! Já imaginou? https://www.youtube.com/watch?v=lmu2hOEJNzY A Interval International também está entre as maiores redes de intercâmbio de férias do mundo, que já possui muitos empreendimentos no Brasil. https://www.youtube.com/watch?v=sPu7Iw_jCZw 6. A compra compartilhada de imóveis é regulamentada? Sim. Em 2018, a Lei 13.777, que chamamos de Lei de Multipropriedade, regulamentou a atividade na legislação brasileira: Art. 1.358-C. Multipropriedade é o regime de condomínio em que cada um dos proprietários de um mesmo imóvel é titular de uma fração de tempo, à qual corresponde a faculdade de uso e gozo, com exclusividade, da totalidade do imóvel, a ser exercida pelos proprietários de forma alternada. https://www.youtube.com/watch?v=H1Va-H5zKlQ&t=86s 7. Eu posso alugar essa propriedade? Sim. Se você não quiser aproveitar o imóvel compartilhado durante o período determinado do ano, pode deixá-lo disponível para alugar. Como a fração da sua propriedade compartilhada é sua, você pode alugar ou emprestar para quem você quiser, por quanto quiser. Se você não quer ter trabalho com isso, aconselho colocar no pool de locação ou alugar para amigos. 8. Como é feita a escolha das semanas que eu vou utilizar, depois que eu fizer a compra compartilhada do imóvel? O timeshare funciona diferente em cada empresa. Antes de adquirir uma Propriedade Compartilhada ou Timeshare é muito importante se familiarizar com a forma que cada marca trabalha. Por isso, recomendo fortemente que você tenha o suporte de uma assessoria especializada nesse assunto para garantir o melhor negócio possível para o seu caso. https://www.youtube.com/watch?v=_r0hrzhyuug 9. E se eu não conseguir usar o imóvel no período determinado? Quando você não conseguir usar sua(s) semana(s) é possível alugar ou ceder para a intercambiadora. A RCI, por exemplo, oferece uma janela de até dois anos para você usar o seu período. Olha só o que é possível fazer: Se você ceder a sua semana de 2021, poderá utilizar essa semana de 2021 até 2023. Se você tem 4 semanas em determinado ano, mas só quer viajar durante duas, você pode ceder o que “sobrou” e usar mais para frente. 10. O que acontece se os outros proprietários não cumprirem com os devidos pagamentos? Não afeta o seu investimento. Isso acontece porque a escritura é individual, ou seja, você é responsável pela sua unidade, pela sua fração. Ainda assim, é recomendado conferir quais serão suas obrigações e possíveis cenários no momento da compra compartilhada de imóveis. 11. É possível fazer a escritura de uma propriedade compartilhada? Sim, desde que o imóvel esteja quitado. Você não precisa da escritura para utilizar a propriedade, mas é importante fazer isso assim que possível, pois é um bem que pode ficar para os seus herdeiros. 12. Como eu posso comprar um imóvel compartilhado? Por ser uma modalidade recente no Brasil é importante escolher uma empresa com experiência nesse segmento e de confiança para comprar a sua fração. Não esqueça também da importância de ter uma intercambiadora, como a RCI ou a Interval International, para conseguir garantir os melhores benefícios e a possibilidade do intercâmbio de férias. Outra dica valiosa é escolher um imóvel e um destino que você goste de estar. A possibilidade de intercâmbio é excelente, mas ter um imóvel “base” que você goste muito é bem importante, caso você não queira ou não consiga fazer o intercâmbio. Lembre-se também que o seu imóvel compartilhado é um patrimônio que pode ser valorizado com o passar dos anos - vale a pena pensar com atenção em qual região você deseja fazer esse investimento. Você vai encontrar muitas outras dicas sobre esse assunto em nosso canal do Youtube. Aproveite também para baixar o nosso guia definitivo das propriedades compartilhadas!

Quer viajar mais gastando muito menos?

Guia 100% gratuito com entrega imediata

Descubra como ficar hospedado em resorts e imóveis de alto padrão pagando o preço de uma pousada convencional.

Preencha o formulário para entrar na Lista Preferencial:

ÓTIMA ESCOLHA!

Você será redirecionado para o WhatsApp. Clique no botão abaixo para confirmar: