Pesquisar
Close this search box.

Hotel bom e barato: 11 dicas para você se dar bem na hospedagem

Hotel bom e barato: 11 dicas para você se dar bem na hospedagem

Existem viagens e viagens e nem sempre a gente consegue ostentar durante o planejamento, né? E a hospedagem é um dos itens dessa lista que normalmente os viajantes buscam economizar. Muitas vezes acabamos priorizando outras coisas durante a viagem, como um passeio ou passe livre em um restaurante dos sonhos, e aquele hotel bom e barato acaba sendo a solução perfeita para equilibrar os gastos.

Se na viagem que você está planejando o hotel não é sua prioridade máxima e você quer economizar na escolha, separei 11 dicas que vão te  ajudar nessa missão de encontrar um hotel bom e barato e evitar que você passe por perrengues clássicos! Isso mesmo: ainda que a intenção seja economizar, pensar apenas no preço pode resultar em experiências negativas.

Anota tudo e bora viajar!

11 dicas para você encontrar um hotel bom e barato

#1 Tenha em mente quanto você espera pagar na diária

Para evitar frustrações durante a sua busca por um hotel bom e barato, tenha em mente quanto você pode pagar na diária. O ideal é estabelecer um valor mínimo e um máximo para que você tenha certa flexibilidade durante a pesquisa. O bom de ter essa noção sobre o orçamento é que você pode aplicar nos filtros de busca a média que você quer pagar e já terá as opções de hotel que cumprem esse quesito.

#2 Fique de olho nas fotos do hotel

Além de prestar muita atenção na descrição do hotel e dos serviços oferecidos, não esqueça de ficar de olho nas fotos. Se durante a sua pesquisa você não achou as fotos legais ou o hotel não disponibiliza esse material, já desconfie. O melhor é avaliar pelo menos as fotos das áreas comuns, do café da manhã, do quarto e do banheiro para não ter nenhum susto no momento do check-in.

#3 Lembre-se que classificação não é tudo

A classificação de estrelas nem sempre é o segredo para descobrir se um hotel é bom. Se você usar apenas esse critério pode acabar se frustrando por não encontrar uma opção que fique de acordo com o seu orçamento. Você pode até correr o risco de não achar um hotel intermediário que ofereça tudo o que você precisa por um preço bem atrativo. Seja flexível com a classificação (3 estrelas é uma boa média) e reforce a sua avaliação usando os outros critérios que comentei aqui.

#4 Procure opções que não estejam tão próximas de pontos turísticos

É claro que ficar hospedado em uma boa localização facilita muito durante a viagem, mas nem sempre é fácil encontrar opções mais econômicas nessas áreas. A dica para encontrar um hotel bom e barato é buscar por opções que fiquem mais afastados dos pontos turísticos, mas que tenham boas opções de transporte por perto. Não digo para você buscar por regiões muito remotas e se complicar com isso – pode até ser perigoso dependendo do destino.

A ideia é buscar por bairros mais tranquilos, e não os mais famosos e badalados. Mas não esqueça de avaliar os custos com transporte: esse é um erro comum dos viajantes que procuram economizar na hospedagem e esquecem de colocar na balança a diferença dos custos. Às vezes o que você vai gastar com transporte é a diferença no valor da diária de um hotel mais perto dos atrativos que você quer conhecer.

#5 Avalie viajar na baixa temporada

Essa é uma dica clássica que realmente interfere nos preços, não só da hospedagem, mas até de passeios e passagens aéreas. Se você tem a chance de viajar na baixa temporada, durante a semana ou sem ser feriado, vale a pena explorar essa oportunidade. Em muitos destinos você pode ter a mesma experiência viajando na baixa, mas com a vantagem de economizar e evitar lugares mais lotados.

No entanto, é importante saber bem sobre o destino escolhido. Alguns destinos possuem a sua própria alta temporada, diferente de outros, muitas vezes pela estação do ano. Por isso, pesquise sobre o destino e veja se você não vai perder certas vantagens viajando na baixa temporada (basta pesquisar no Google: quando viajar para X). Alguns exemplos dentro do Brasil:

A alta temporada de Gramado também acontece durante o inverno.

O Nordeste pode ser visitado o ano todo, mas com a alta temporada acontecendo principalmente no verão.

#6 Veja quais filtros são sua prioridade

Durante a sua pesquisa por um hotel bom e barato você pode filtrar as suas buscas. Preço, classificação e localização são os filtros mais usados. Estabeleça suas prioridades e filtre os resultados, assim você economiza tempo também durante a busca e consegue chegar em opções mais próximas do que você espera. E se você está flexível com a data da viagem, faça comparações durante a busca – às vezes você consegue descobrir que se viajar alguns dias antes ou depois consegue desconto na diária.

#7 Use aba anônima para fazer a pesquisa

A internet sabe muito sobre a gente, não é para menos que sempre damos de cara com anúncios e ofertas que são exatamente o que procuramos. Para que você possa fazer comparações mais “limpas”, lembre-se de limpar a memória cache do seu navegador ou usar a aba anônima. Isso evita que os servidores guardem os preços que você já visitou e aumentem em uma nova visita. Essa dica vale também para a compra de passagens aéreas!

Leia também – 6 estratégias para encontrar passagens baratas de avião para a família

#8 Comece a pesquisar com antecedência

Se você tem a possibilidade de planejar a sua viagem e já decidir alguns detalhes com antecedência (como passagem aérea, hotel e passeios), aproveite essa vantagem. Pode fazer muita diferença no bolso! O ideal é reservar o hotel entre 3 e 5 meses de antecedência. Além da chance de encontrar tarifas melhores, você tem mais tempo para pesquisar, escolher com calma e avaliar bem todos os critérios de seu interesse.

#9 Avalie o destino e o estilo de viagem que você quer

Não podemos nos enganar: tem destino que vai ser  mais caro, mesmo, e tem viagem que merece uma dose extra de ostentação. Por isso, escolha bem suas “batalhas”. Se você não quer economizar em Paris, por exemplo, pode valer a pena adiar um pouco a viagem e passar alguns dias de folga em um destino mais próximo da sua cidade para guardar mais dinheiro e conseguir realizar A viagem para a Europa.

O seu sonho é ficar em um baita resort no Caribe, mas ainda não consegue planejar essa viagem? Que tal conhecer a região dos lagos no Rio de Janeiro e focar em uma hospedagem mais econômica? Você não abre mão de viajar e já fica com um objetivo em vista :)

O estilo da viagem também pode interferir na escolha da hospedagem. A sua intenção é passear o dia todo e só ir para o hotel para dormir? Então você não precisa se preocupar com certas comodidades, como piscina. A sua intenção é aproveitar todas as regalias de um hotel ou resort? Pesquise destinos que são famosos por esse motivo, como Punta Cana, Cancún e Nordeste do Brasil.

Leia também:

9 resorts all inclusive no Brasil

O que é um resort e quais as principais vantagens desse tipo de hospedagem

#10 Ative notificações de promoções

Se você não tem pressa para marcar a sua viagem ou não tem um destino definido, ativar notificações dos principais sites de busca de hotéis pode ser bem interessante para encontrar um hotel bom e barato, bem como seguir nas redes sociais. Ao fazer isso você recebe alertas de promoções e consegue ampliar o seu leque de opções.

#11 Considere ter uma propriedade compartilhada

Se você viaja com frequência ou quer começar a viajar mais, eu tenho um conselho muito bom pra te dar, que vai ajudar não só a economizar com hospedagem, mas também vai economizar todo esse tempo que você gasta com pesquisas. Já ouviu falar em propriedades compartilhadas?

Esse modelo de investimento funciona da seguinte forma: você adquire uma parcela de um imóvel, investindo um valor muito mais baixo do que precisaria desembolsar para ser o único dono do imóvel. Você vai dividir as semanas de uso e as frações financeiras com outros proprietários e ainda pode usufruir de uma série de benefícios.

Um deles é a possibilidade de utilizar outras propriedades compartilhadas disponíveis em várias partes do mundo. Existem diversos hotéis, resorts e empreendimentos de alto padrão pelo mundo todo que funcionam no sistema de propriedade compartilhada e estão associados a uma rede de intercâmbio. Ou seja, quando você adquire sua fração no imóvel compartilhado, pode trocar suas semanas por estadias em outras propriedades compartilhadas associadas na mesma rede – a RCI e a Interval International são excelentes opções. Tudo isso aproveitando as comodidades que hotéis e resorts podem oferecer.

>>> Os melhores hotéis, no melhor preço.

Você vai encontrar muitas outras dicas sobre esse assunto em nosso canal do Youtube. Aproveite também para baixar o nosso guia definitivo das propriedades compartilhadas!

Existem viagens e viagens e nem sempre a gente consegue ostentar durante o planejamento, né? E a hospedagem é um dos itens dessa lista que normalmente os viajantes buscam economizar. Muitas vezes acabamos priorizando outras coisas durante a viagem, como um passeio ou passe livre em um restaurante dos sonhos, e aquele hotel bom e barato acaba sendo a solução perfeita para equilibrar os gastos. Se na viagem que você está planejando o hotel não é sua prioridade máxima e você quer economizar na escolha, separei 11 dicas que vão te  ajudar nessa missão de encontrar um hotel bom e barato e evitar que você passe por perrengues clássicos! Isso mesmo: ainda que a intenção seja economizar, pensar apenas no preço pode resultar em experiências negativas. Anota tudo e bora viajar!

11 dicas para você encontrar um hotel bom e barato

#1 Tenha em mente quanto você espera pagar na diária

Para evitar frustrações durante a sua busca por um hotel bom e barato, tenha em mente quanto você pode pagar na diária. O ideal é estabelecer um valor mínimo e um máximo para que você tenha certa flexibilidade durante a pesquisa. O bom de ter essa noção sobre o orçamento é que você pode aplicar nos filtros de busca a média que você quer pagar e já terá as opções de hotel que cumprem esse quesito.

#2 Fique de olho nas fotos do hotel

Além de prestar muita atenção na descrição do hotel e dos serviços oferecidos, não esqueça de ficar de olho nas fotos. Se durante a sua pesquisa você não achou as fotos legais ou o hotel não disponibiliza esse material, já desconfie. O melhor é avaliar pelo menos as fotos das áreas comuns, do café da manhã, do quarto e do banheiro para não ter nenhum susto no momento do check-in.

#3 Lembre-se que classificação não é tudo

A classificação de estrelas nem sempre é o segredo para descobrir se um hotel é bom. Se você usar apenas esse critério pode acabar se frustrando por não encontrar uma opção que fique de acordo com o seu orçamento. Você pode até correr o risco de não achar um hotel intermediário que ofereça tudo o que você precisa por um preço bem atrativo. Seja flexível com a classificação (3 estrelas é uma boa média) e reforce a sua avaliação usando os outros critérios que comentei aqui.

#4 Procure opções que não estejam tão próximas de pontos turísticos

É claro que ficar hospedado em uma boa localização facilita muito durante a viagem, mas nem sempre é fácil encontrar opções mais econômicas nessas áreas. A dica para encontrar um hotel bom e barato é buscar por opções que fiquem mais afastados dos pontos turísticos, mas que tenham boas opções de transporte por perto. Não digo para você buscar por regiões muito remotas e se complicar com isso - pode até ser perigoso dependendo do destino. A ideia é buscar por bairros mais tranquilos, e não os mais famosos e badalados. Mas não esqueça de avaliar os custos com transporte: esse é um erro comum dos viajantes que procuram economizar na hospedagem e esquecem de colocar na balança a diferença dos custos. Às vezes o que você vai gastar com transporte é a diferença no valor da diária de um hotel mais perto dos atrativos que você quer conhecer.

#5 Avalie viajar na baixa temporada

Essa é uma dica clássica que realmente interfere nos preços, não só da hospedagem, mas até de passeios e passagens aéreas. Se você tem a chance de viajar na baixa temporada, durante a semana ou sem ser feriado, vale a pena explorar essa oportunidade. Em muitos destinos você pode ter a mesma experiência viajando na baixa, mas com a vantagem de economizar e evitar lugares mais lotados. No entanto, é importante saber bem sobre o destino escolhido. Alguns destinos possuem a sua própria alta temporada, diferente de outros, muitas vezes pela estação do ano. Por isso, pesquise sobre o destino e veja se você não vai perder certas vantagens viajando na baixa temporada (basta pesquisar no Google: quando viajar para X). Alguns exemplos dentro do Brasil: A alta temporada de Gramado também acontece durante o inverno. O Nordeste pode ser visitado o ano todo, mas com a alta temporada acontecendo principalmente no verão.

#6 Veja quais filtros são sua prioridade

Durante a sua pesquisa por um hotel bom e barato você pode filtrar as suas buscas. Preço, classificação e localização são os filtros mais usados. Estabeleça suas prioridades e filtre os resultados, assim você economiza tempo também durante a busca e consegue chegar em opções mais próximas do que você espera. E se você está flexível com a data da viagem, faça comparações durante a busca - às vezes você consegue descobrir que se viajar alguns dias antes ou depois consegue desconto na diária.

#7 Use aba anônima para fazer a pesquisa

A internet sabe muito sobre a gente, não é para menos que sempre damos de cara com anúncios e ofertas que são exatamente o que procuramos. Para que você possa fazer comparações mais “limpas”, lembre-se de limpar a memória cache do seu navegador ou usar a aba anônima. Isso evita que os servidores guardem os preços que você já visitou e aumentem em uma nova visita. Essa dica vale também para a compra de passagens aéreas! Leia também - 6 estratégias para encontrar passagens baratas de avião para a família

#8 Comece a pesquisar com antecedência

Se você tem a possibilidade de planejar a sua viagem e já decidir alguns detalhes com antecedência (como passagem aérea, hotel e passeios), aproveite essa vantagem. Pode fazer muita diferença no bolso! O ideal é reservar o hotel entre 3 e 5 meses de antecedência. Além da chance de encontrar tarifas melhores, você tem mais tempo para pesquisar, escolher com calma e avaliar bem todos os critérios de seu interesse.

#9 Avalie o destino e o estilo de viagem que você quer

Não podemos nos enganar: tem destino que vai ser  mais caro, mesmo, e tem viagem que merece uma dose extra de ostentação. Por isso, escolha bem suas “batalhas”. Se você não quer economizar em Paris, por exemplo, pode valer a pena adiar um pouco a viagem e passar alguns dias de folga em um destino mais próximo da sua cidade para guardar mais dinheiro e conseguir realizar A viagem para a Europa. O seu sonho é ficar em um baita resort no Caribe, mas ainda não consegue planejar essa viagem? Que tal conhecer a região dos lagos no Rio de Janeiro e focar em uma hospedagem mais econômica? Você não abre mão de viajar e já fica com um objetivo em vista :) O estilo da viagem também pode interferir na escolha da hospedagem. A sua intenção é passear o dia todo e só ir para o hotel para dormir? Então você não precisa se preocupar com certas comodidades, como piscina. A sua intenção é aproveitar todas as regalias de um hotel ou resort? Pesquise destinos que são famosos por esse motivo, como Punta Cana, Cancún e Nordeste do Brasil. Leia também: 9 resorts all inclusive no Brasil O que é um resort e quais as principais vantagens desse tipo de hospedagem

#10 Ative notificações de promoções

Se você não tem pressa para marcar a sua viagem ou não tem um destino definido, ativar notificações dos principais sites de busca de hotéis pode ser bem interessante para encontrar um hotel bom e barato, bem como seguir nas redes sociais. Ao fazer isso você recebe alertas de promoções e consegue ampliar o seu leque de opções.

#11 Considere ter uma propriedade compartilhada

Se você viaja com frequência ou quer começar a viajar mais, eu tenho um conselho muito bom pra te dar, que vai ajudar não só a economizar com hospedagem, mas também vai economizar todo esse tempo que você gasta com pesquisas. Já ouviu falar em propriedades compartilhadas? Esse modelo de investimento funciona da seguinte forma: você adquire uma parcela de um imóvel, investindo um valor muito mais baixo do que precisaria desembolsar para ser o único dono do imóvel. Você vai dividir as semanas de uso e as frações financeiras com outros proprietários e ainda pode usufruir de uma série de benefícios. Um deles é a possibilidade de utilizar outras propriedades compartilhadas disponíveis em várias partes do mundo. Existem diversos hotéis, resorts e empreendimentos de alto padrão pelo mundo todo que funcionam no sistema de propriedade compartilhada e estão associados a uma rede de intercâmbio. Ou seja, quando você adquire sua fração no imóvel compartilhado, pode trocar suas semanas por estadias em outras propriedades compartilhadas associadas na mesma rede - a RCI e a Interval International são excelentes opções. Tudo isso aproveitando as comodidades que hotéis e resorts podem oferecer. >>> Os melhores hotéis, no melhor preço. Você vai encontrar muitas outras dicas sobre esse assunto em nosso canal do Youtube. Aproveite também para baixar o nosso guia definitivo das propriedades compartilhadas!

Quer viajar mais gastando muito menos?

Guia 100% gratuito com entrega imediata

Descubra como ficar hospedado em resorts e imóveis de alto padrão pagando o preço de uma pousada convencional.

Preencha o formulário para entrar na Lista Preferencial:

ÓTIMA ESCOLHA!

Você será redirecionado para o WhatsApp. Clique no botão abaixo para confirmar: